FAMBRAS entrega relatórios de atividades para parceiros institucionais Ministério da Justiça e Segurança Pública e ACNUR

Na última sexta-feira (19/09), em Brasília, a FAMBRAS – representada pelo Diretor de Projetos e Relações Institucionais, Delduque Martins – entregou o Relatório de Atividades ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (CG-CONARE). O encontro contou com a presença de Amarilis Tavares Busch (Coordenação-Geral do CONARE), Rita Camara (Coordenação de Políticas de Refúgio – CPR) e Julianna Godinho Dalle Coutinho (Divisão de Soluções Duradouras – DSD).

O objetivo principal dessa parceria é aprimorar o acolhimento, a assistência e a integração de pessoas migrantes e refugiadas que chegam ao Brasil. Entre as ações previstas estão: a cooperação para o desenvolvimento, execução e gestão de projetos; a capacitação profissional de migrantes e refugiados para o mercado de trabalho; o apoio à empregabilidade junto a empresas interessadas; programas de acolhimento linguístico; e iniciativas voltadas à atenção à saúde dos beneficiados.

Esse acordo representa um passo importante no fortalecimento da colaboração entre o MJSP e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), consolidando o compromisso de ambas as instituições com políticas inclusivas e integradoras.

Seguindo a agenda, também foi entregue o relatório de atividades ao ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em reunião com a presença de Pablo Mattos (Oficial Associado de Relações Governamentais), Paulo Sergio de Almeida (Oficial de Meios de Vida e Inclusão Econômica) e Andrea Zamur (Oficial de Reassentamento).

O acordo firmado com o ACNUR tem como meta o desenvolvimento conjunto de ações que fortaleçam a proteção, a assistência e a inclusão educativa, laboral e cultural de pessoas refugiadas e outras em necessidade de proteção internacional no Brasil. Por meio da rede de relacionamento do Grupo FAMBRAS, também busca ampliar iniciativas de capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo, além de potencializar projetos como o Fórum Empresas com Refugiados e a plataforma Refugiados Empreendedores, conduzidos pelo ACNUR e pelo Pacto Global no Brasil.

Com essas parcerias, a FAMBRAS reafirma seu compromisso em ser um elo entre instituições públicas, internacionais e a sociedade civil, contribuindo para que migrantes e refugiados tenham mais oportunidades de integração, dignidade e qualidade de vida em solo brasileiro.

Você pode gostar...