Atletas egípcias muçulmanas dizem-se felizes por jogar vôlei de praia em Copacabana
Doaa Elgobashy e Nada Meawad, atletas olímpicas do vôlei de praia, representaram o Egito contra a dupla alemã Laura Ludwig e Kira Walkenhorst e foram derrotadas por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-15. Mas, mesmo perdendo, elas se sentiram felicíssimas por jogar no Rio e Janeiro. “Foi muito rápido o jogo, mas estamos felizes porque estamos em um dos melhores lugares do mundo para se jogar vôlei de praia. Pensamos que, por só jogarmos essa modalidade há um ano e meio, estamos orgulhosas. Se tivéssemos a mesma estrutura e condição do time alemão, teríamos ido melhor ”, falou Doaa.
Apesar de o mundo não estar acostumado a ver as jogadoras de vôlei de praia usando hijab (véu) e calças, Doaa, de 19 anos, disse que a vestimenta não a limita em seus movimentos. “Não me atrapalha ao me jogar no chão e me orgulho em usar hijab e calças”, falou.
Sua parceira, Nada Meawad, não utiliza o véu, mas é muçulmana e também se orgulha de participar das Olimpíadas. “Afinal, somos a primeira dupla do Egito a disputar uma Olimpíada nessa modalidade”, disse.