Um considerável número de estudiosos muçulmanos de diferentes países do globo concluiu a Conferência Islâmica Internacional no Cairo com um conjunto de recomendações.
Com o patrocínio de Sua Excelência o Presidente Abdel Fattah El-Sisi, Presidente da República Egípcia, sob o comando de sua Excelência o Prof. Muhammad Mukhtar Gomaa, Ministro do Awqaf, representando Sua Excelência o Dr. Mustafa Madbouly, Primeiro-Ministro Egípcio, além da presença de Sua Excelência o Prof. Dr. Muhammad Abdul Rahman Al-Duwaini, Subsecretário Adjunto do Al-Azhar Al-Sharif representando o Grande Imam, Prof. Dr. Ahmed Al-Tayeb, Sheikh do Al-Azhar, Sua Excelência o Sheikh Dr. Abdul Latif Al Al-Sheikh, Ministro de Assuntos Religiosos no Reino da Arábia Saudita, Sua Excelência o Sr. Adel bin Abdul Rahman Al-Asumi, Presidente do Parlamento Árabe, Sua Excelência o Prof. Dr. Abdul Rahman bin Abdullah Al-Zaid, representando o Prof. Dr. Muhammad bin Abdul Al-Karim Al-Issa, Secretário Geral da Liga Mundial Muçulmana, Sua Excelência Prof. Dr. Shawki Allam, Mufti da República Árabe do Egito, Sua Excelência o Dr. Muhammad Ahmed Muslim Al-Khalayleh, Ministro do Awqaf e Assuntos Islâmicos no Reino Hachemita da Jordânia, Sua Excelência o Dr. Muhammad Matar Al Kaabi, Presidente da Autoridade Geral para Assuntos Islâmicos e do Awqaf nos Emirados Árabes Unidos, e convidados do Egito, incluindo ministros, muftis, embaixadores, acadêmicos e pensadores de diferentes países do mundo. Além disto, uma delegação da Federação das Associações muçulmanas do Brasil, chefiada por Sua Excelência Dr. Muhammad El-Zoghbi, Sua Eminência Sheikh Al-Sadiq Al-Othmani, Diretor de Assuntos Islâmicos, e Sr. Bassim Al-Zoghbi, Diretor Executivo da Federação, também participaram desta conferência.
As atividades da conferência foram lançadas no sábado 24/09/2022, que é organizado todos os anos pelo Conselho Supremo para Assuntos Islâmicos sob o título: diligência é a necessidade da era (suas imagens, suas moderações. seus homens e suas necessidade).
Em seu discurso na sessão de abertura, Sua Excelência o Prof. Dr. Mohamed Mukhtar Gomaa, Ministro Egípcio de Awqaf, deu as boas-vindas aos ilustres convidados do Egito, ministros, muftis, estudiosos e pensadores, transmitindo a todos eles as saudações de Sua Excelência Dr. Mustafa Madbouly, Primeiro Ministro e seus votos para a conferência, desejando todo o sucesso para os participantes. Ele estendeu seus agradecimentos e apreço a Sua Excelência o Presidente Abdel Fattah El-Sisi, Presidente da República Árabe do Egito, por patrocinar esta conferência e por seu contínuo e grande apoio ao pensamento moderado e à diligência moderna.
O Ministro do Awqaf também enfatizou que a diligência é a necessidade da era, é uma mobilização em busca do conhecimento correto, e que a diligência que buscamos deve ser disciplinada no equilíbrio em conjunto com Sharia e a razão, e se violar os princípios da crença e negar o que se instalou dela na consciência da nação só serve às forças do extremismo e do terrorismo, e se queremos eliminar o extremismo de suas raízes, devemos eliminar a ociosidade de suas raízes.
Quanto ao discurso do Ministro de Assuntos Islâmicos do Reino da Arábia Saudita, Sheikh Dr. Abdul Latif bin Abdulaziz Al Sheikh, no qual elogiou o Presidente Abdel Fattah Al-Sisi, o construtor do Egito moderno e esta nova república. O Ministro dos Assuntos Islâmicos salientou que o mundo atravessa tempos difíceis nos dias de hoje, que colocam as pessoas de conhecimento e diligência diante de pesadas cargas e enormes responsabilidades, que as obrigam a fazer grandes esforços para ligar as pessoas ao Livro de Deus e à Sunnah. de Seu Profeta (S.A.A.S) desde que sejam esforços coletivos e institucionais que formem uma visão abrangente e geral, alertando que a caótica ordem que impera neste tempo, exige dos estudiosos a qualificação e preparação de pessoas perseverantes, para que possam estudar os acontecimentos e demonstrar a validade do texto legal na resolução das questões das sociedades e no esclarecimento de suas disposições, com base na moderação e tolerância do Islam.
No mesmo contexto, Shawki Allam, o Grande Mufti da República, agradece a Muhammad Mukhtar Gomaa, Ministro do Awqaf, pelo generoso convite e por escolher este importante tema, que carrega a questão da diligência sobre todos nós, e é um importante tarefa que devemos dar a atenção que merece. Com o desenvolvimento e mudança dos tempos e da realidade, o trabalho institucional especializado tornou-se uma característica desta essencial da nossa época e as formas de diligência se desenvolveram, e a origem de seu conceito permanece fixa em termos de sua essência, a fim de obter clareza nos conceitos da Sharia. Acrescentou dizendo que a diligência coletiva institucional é a diligência segura que alcança o conceito de uma fatwa segura que apoia a segurança, proteção e estabilidade para todas as sociedades, e é a garantia real da unidade da nação contra os ataques de fatwas anormais e extremistas lançados por um povo que ousaram emitir fatwas sem conhecimento.
Por sua vez, Sua Excelência o Dr. Muhammad Matar Al Kaabi, Presidente da Autoridade Geral para Assuntos Islâmicos e do Awqaf dos Emirados Árabes Unidos, enfatizou que a diligência é uma necessidade absoluta em todos os tempos e lugares, e a necessidade aumenta nesses tempos em que o mundo está testemunhando grandes desafios e circunstâncias difíceis. Assim que a humanidade deu um suspiro de alívio da pandemia do Corona, ela se viu em um ciclo de conflitos, guerras internacionais, dificuldades econômicas, mudanças ambientais e tensões sectárias, em meio a esses grandes desafios, nosso mundo humano busca líderes de pensamento e teoria que movam as pessoas de uma situação estreita para a amplitude da Sharia, com as ideias produzidas pela amplidão do pensamento.
Ao final da conferência, que contou com a presença de mais de 50 países e mais de 200 estudiosos, pensadores e pesquisadores da temática islâmica contemporânea, além da presença e participação de um grupo de ministros do Awqaf, muftis e estudiosos, onde os participantes transmitiram seu agradecimento Sua Excelência Abdel Fattah El-Sisi, Presidente da República Árabe do Egito por patrocinar esta conferência, pelas grandes conquistas que presenciaram, na preservação da segurança, proteção e estabilidade do Egito, e pelo trabalho incansável em seu renascimento e progresso, e pelo apoio de sua soberania ao pensamento moderado esclarecido e à difusão dos fundamentos da paz mundial e da convivência entre os povos.
Ao término da conferência, e após dois dias consecutivos de trabalho científico contínuo em oito sessões científicas, os participantes concluíram emitindo a declaração do Cairo para o Fortalecimento da Cultura da diligência.
Concluíram: a necessidade urgente de estabelecer e consolidar as regras e controles da diligência, especialmente a diligência coletiva em questões em que declarações individuais não podem ser confiáveis, e em que a fatwa requer experiências múltiplas e integradas, especialmente em questões econômicas, médicas, veterinárias, climáticas , assuntos de engenharia agrícola e genética, e outros aspectos de nossas vidas e desenvolvimentos da nossa época, que precisa da opinião dos especialistas para construir a fatwa, pois o parecer jurídico sobre questões emergentes da vida é baseado em parecer científico e não o que precede. Que a diligência que buscamos deve ser controlada pelo equilíbrio da Sharia e da razão em conjunto, e não ser deixada como saque para os desqualificados, os não especialistas ou os arrogantes que querem destruir sua imagem sob o pretexto de diligência ou renovação. O equilíbrio é preciso e o palco é extremamente preciso e perigoso; Por causa de seus desafios em casa e no exterior.