Comitiva de Al-Azhar, do Egito, faz visitas importantes em São Paulo

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – representada por seu presidente, Mohamed Zoghbi e o vice-presidente, Ali Zoghbi – acompanhou o vice-xeique da instituição religiosa Al-Azhar do Egito, Abbas Shuman, e sua comitiva, incluindo o Embaixador do Egito em Brasília, Alaaeldin Roushdy, em importantes compromissos em São Paulo.

Após recepção e homenagens na sede da FAMBRAS, o grupo seguiu para a Prefeitura de São Paulo, para um encontro com o Secretário Municipal de Relações Internacionais, o Embaixador Affonso Massot, e sua equipe.

Na ocasião, Shuman lembrou que que a Al-Azhar, uma das entidades religiosas islâmicas mais tradicionais e respeitadas do mundo, tem como princípio dialogar com todas as religiões. Mantém um comitê inter-religioso que tem como objetivo promover a convivência harmônica com pessoas de todas as crenças.

O Embaixador Massot reconhece que o mundo islâmico deseja paz. “Fui embaixador do Brasil no Líbano e vi, de perto, a busca das diferentes lideranças por harmonia e consenso”, lembrou.

Mosteiro de São Bento – Em seguida, a comitiva seguiu para o Mosteiro de São Bento, onde foram recebidos pelo abade titular da instituição, Dom Mathias Tolentino Braga, e pelo Padre Lucas, um chinês radicado no Brasil que vem dando apoio à comunidade chinesa instalada no entorno do Mosteiro.

Abbas Shuman relatou ao abade o encantamento com a importância histórica do Mosteiro e disse se identificar com o propósito da instituição católica: ajudar o próximo. Lembrou ainda que, com seu trabalho, busca desmistificar o Islam junto aos que associam a religião com atos extremistas. “O radicalismo tem um propósito político e usa a religião erroneamente para atingir seus objetivos. Nossa responsabilidade é coibir este movimento que gera preconceito e mostrar quem, na verdade, são os muçulmanos”.

Dom Mathias relembrou as relações históricas entre muçulmanos e católicos lembrando as raízes comuns entre ambas as crenças. “O Islam e o Catolicismo são as duas maiores religiões do mundo. Temos uma responsabilidade compartilhada neste diálogo e na construção da paz. Fico muito feliz em comprovar a preocupação e a busca pelo diálogo por parte dos muçulmanos”.

Câmara Árabe – O último compromisso do dia foi uma visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A FAMBRAS e a comitiva do Egito foram recebidas pelo presidente Rubens Hannun e outros diretores da entidade.

Shuman, que visitará, nos próximos dias, alguns frigoríficos locais que fazem o abate Halal, reforçou que a avaliação positiva do processo pode garantir a continuidade do comércio do Brasil com o Egito na área de carnes – o principal produto nacional exportado a este país. O presidente da Câmara Árabe, Ruben Hannun, reforçou que a Câmara é “os olhos dos árabes no Brasil e dos brasileiros nos países árabes”.

O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, destacou ainda que as relações com o Egito são de grande importância para o Brasil. “Foi o primeiro país árabe com o qual o Brasil estabeleceu relações diplomáticas, em 1922”.

 

Você pode gostar...