Comunidade entra na onda do Fórum “Jovem, Saúde e Religião”
Aconteceu no último sábado, 13, o evento inaugural do Projeto Desafios da Família Muçulmana, no salão da SBM. O I Fórum Jovem, Saúde e Religiãoreuniu autoridades políticas, religiosas e a sociedade.
Seu formato, tanto na estrutura e multimídia, quanto na temática explorada, foi inovador. Foram transmitidos vídeos abordando o “Orgulho de ser muçulmano”, nova campanha criada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. “A FAMBRAS percebeu o distanciamento dos jovens do convívio familiar e até mesmo da cultura e religião. A ideia do afastamento do Islam torna o jovem, ou qualquer ser humano, um alvo fácil para as provocações do mundo de hoje”, explicou o professor Ali Zoghbi, Vice-presidente da Federação.
Apresentado por Rada Hayek, o evento contou com a palestra ministrada pelo Pró-reitor da Unicamp, professor Mohamed Habib, que trouxe informações, estatísticas e curiosidades sobre álcool, drogas e tabagismo. Além da palestra, dois depoimentos emocionaram o público. Jihad Khodr, atleta da elite mundial de surf, e Fabian Nacer, pós-graduado em Psicopatologia e Dependência Química, dividiram com os presentes suas experiências e contaram como a fé os afastou do caminho das drogas.
Ao final, foram concedidas duas homenagens – uma a Nasser Fares, Presidente da SBM, e outra ao surfista Jihad, em nome de todos os jovens muçulmanos. Em seguida, aconteceu um dos momentos mais esperados do evento: foram sorteadas uma camiseta do projeto e uma prancha de surf, ambas autografadas por Khodr. E o ganhador da prancha não poderia ter ficado mais feliz. “Além da prancha, eu vou levar a amizade do Jihad. A experiência dele me trouxe muita humildade. Ele tem uma história muito forte, e mostrou que Deus está sempre em primeiro lugar”, Bassan Arabi, que já combinou de pegar ondas com o surfista nas praias do Sul do Brasil.
As impressões dos jovens presentes foram bastante positivas: “A iniciativa da FAMBRAS é válida, e a sociedade está carente desse tipo de projeto. Gostei das palestras, e acho que a gente precisa de mais iniciativas nesse sentido”, disse Mohamed Charanek, que compareceu ao evento em família. Seu primo, Yassine Charanek, concordou: “As palestras foram muitoboas, com assuntos atuais, e é disso que estamos precisando, falar do que está acontecendo hoje no país”.
A repercussão se estendeu às mídias sociais da Federação. “Adorei a palestra de ontem! Fiquei muito feliz de ver uma entidade muçulmana organizar esse tipo de evento, que ajudará muito as famílias muçulmanas na criação de seus filhos. Acho que essas palestras e outros eventos irão incentivar muito o jovem muçulmano a seguir e entender a importância do Islam em sua vida!”, declarou Eyman Kishk na página do Facebook da FAMBRAS.
Este foi o primeiro dos vários Fóruns que compõem o Projeto Desafios da Família Muçulmana. Os próximos, com locais e datas a serem definidos, também tratarão de temas contemporâneos que fazem parte do universo islâmico.
Fique ligado nas mídias sociais da FAMBRAS para mais informações.