Encerrado em Brasília mais uma edição do curso Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado
Com um depoimento do professor e escritor Milton Hatoum sobre a tolerância, a convivência e o respeito inter-religioso, foi encerrado hoje (05/12), no Instituto Rio Branco, em Brasília, a 2ª edição do curso Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado, promovido pela Fambras, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
Durante cinco dias, mais de cem participantes compartilharam com renomados professores, 20 horas aula, abordando temas como história, religião, filosofia, artes, cultura, direito, geopolítica e economia.
Os temas desse último dia do curso foram a economia, o mercado e o comércio internacional. O doutor em economia, professor Luiz Nelson proporcionou aos participantes uma ampla visão sobre as relações do mundo islâmico com a temática econômico financeira.
Em seguida, o presidente da Fambras, Mohamed Zoghbi falou sobre a importância do mercado halal para a economia brasileira e destacou os impressionantes números desse mercado, que movimenta mais de US$ 2,5 trilhões anualmente em produtos e serviços. Zoghbi frisou a importância de uma parceria entre a indústria nacional e o governo, para acessar novos mercados, com um portfólio diferenciado.
A última apresentação coube ao professor Rubens Hannun, consultor de negócios internacionais e representante da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O palestrante discutiu as peculiaridades do consumidor islâmico, falou sobre as melhores técnicas de marketing, para acessar esses mercados e abordou ainda os valores pessoais e as preocupações econômicas desse público.
Na sessão de enceramento, o embaixador Paulo Cordeiro, Subsecretário-Geral para África e Oriente Médio, do Itamaraty e o embaixador Gonçalo Mourão, diretor do Instituto Rio Branco, agradeceram a iniciativa da Fambras e manifestaram a intenção em promover em 2015 a terceira edição do curso.
Os embaixadores dos países da Organização de Cooperação Islâmica participaram da solenidade de encerramento e confraternizaram com os participantes, diplomatas brasileiros, funcionários de outros órgãos da administração federal e representantes de embaixadas sul-americanas.
Professor Luiz Nelson