FAMBRAS apoia ação social com refugiados Sírios em São Paulo
No dia 14 de novembro, o Hospital da Unisa transformou-se em um espaço que transbordava solidariedade. Foi lá que a FAMBRAS, a Associação Amigos da Medicina de Santo Amaro, a Oásis Solidário (Associação de Assistência a Refugiados no Brasil), médicos e alunos da universidade receberam refugiados sírios para prestar serviços de saúde.
A iniciativa partiu da Associação Amigos da Medicina de Santo Amaro, conforme explica seu presidente Ricardo Moutte de Freitas: “Soubemos que estes refugiados estão sem atendimento médico há muito tempo, e como queremos formar médicos mais humanos, investimos nesta ação social. Sairei deste evento uma pessoa muito melhor – assim como todos que estão atendendo estas famílias”.
No Brasil há 20 anos, o presidente da Oásis Solidário, o sírio Amer Masarani, disse que o idioma é a grande barreira que impede que os refugiados peçam ajuda médica. “Eles têm uma série de desafios pela frente. Precisam de casa, de emprego… Se perderem a saúde, os problemas serão ainda maiores”.
A FAMBRAS colaborou facilitando a comunicação entre médicos e pacientes. Levou tradutores voluntários que ajudaram os refugiados a preencher cadastros, relatar seus problemas aos especialistas e entender exames e receitas médicas. A Federação também colaborou com o transporte e alimentação dos sírios.