Filosofia Muçulmana e sua manifestação científica foi tema de palestra de O Mundo Islâmico

brasilia-foto-001

O professor Jamil Iskandar, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), trouxe ao segundo dia do curso O Mundo Islâmico a Filosofia Muçulmana e sua manifestação científica.

A intenção do professor foi mostrar aos participantes a importância dos árabes como receptores da filosofia grega antiga e seus divulgadores no Oriente e no Ocidente. Para isso, ele usou como modelo o trabalho dos filósofos Al-Kindi e Ibn Sina (Avicena), grandes pensadores.

O professor também citou a oralidade como o primeiro processo desenvolvedor da filosofia muçulmana. “Nos primeiros séculos do islamismo, a tradição oral era muito mais forte do que qualquer outra, sendo que o conhecimento era passado de uma pessoa a outra pela fala – e não por documentos escritos. Por isso, muitos relatos dos pensamentos daquele tempo não estão disponíveis”, disse.

A aula gerou um bom exercício filosófico, já que houve tempo suficiente para que os participantes interagissem com o professor Iskandar por meio de perguntas, que geraram um rico debate sobre os fatos históricos e filosóficos antigos e atuais.

brasilia-foto-003

brasilia-foto-002

Você pode gostar...