Gigantes da Internet se unem no combate ao terrorismo

Empresas como o Facebook, Twitter, Youtube e a Microsoft anunciaram no último dia 26 que farão um esforço conjunto para remover todo o conteúdo considerado terrorista de suas plataformas. Além de apagarem conteúdos já publicados, as empresas realizarão um mutirão para compartilhar soluções tecnológicas para desenvolver pesquisas para contrapor esse tipo de discurso e trabalhar com mais especialistas no combate ao terrorismo.

Essa decisão foi tomada como uma forma de resposta à pressão de governos da Europa e dos Estados Unidos após onda de ataques por militares. Chefes de Estado pediram para que as empresas de tecnologia tomem medidas tecnológicas e eficazes em seu combate. Porém, até agora, apenas a Alemanha propôs uma lei que multa em até 50 milhões de euros as redes sociais que não removerem as publicações de ódio rapidamente.

As empresas propuseram criar um banco de dados técnicos para compartilhar impressões digitais únicas atribuídas automaticamente a vídeos ou fotos de conteúdos extremistas.

O Google

Em janeiro deste ano, a Google – maior empresa de pesquisas do mundo hoje – anunciou que também combaterá todas as formas de terrorismo em suas redes. Para isso, ela anunciou quatro medidas que vão intensificar o seu compromisso em ser parte da solução quando o assunto envolve o terrorismo.

Dentre essas medidas prometidas para o Youtube, estão o aumento da tecnologia na busca por conteúdos postados; mais especialistas humanos na análise dessas postagens, medidas mais firmes contendo discursos de ódio, não monetizando, recomendando ou mesmo elegendo os vídeos para comentários. Além disso, as publicações terão um indicativo sobre o tema ao acessar a URL e um retorno nas vozes contra o ódio, usando de publicidade para lutar contra o terrorismo em vídeos.

Confira mais informações no link: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,gigantes-de-redes-sociais-se-unem-para-combater-conteudo-extremista,70001864084

Você pode gostar...