Muçulmanos farão quebra de jejum com pessoas em situação de rua
No dia 19 de abril, a partir das 17h, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, fará no Complexo Boraceia/Centro de Acolhida Oficina, na Barra Funda, o Iftar, a quebra do jejum – uma das práticas realizadas pelos muçulmanos durante o Ramadan, o mês sagrado da religião islâmica.
A Federação terá como convidadas especiais 1600 pessoas em situação de rua. O Complexo Boracea congrega sete diferentes equipamentos públicos de acolhimento destinados ao atendimento de pessoas que vivem nas ruas.
Este é o terceiro jantar oferecido pela FAMBRAS no Complexo Boracea. “Com esta ação queremos mostrar a preocupação do Islam com as pessoas que passam fome ou vivem em estado de vulnerabilidade social”, explica o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Há um dito do Profeta Muhammad que nos inspira: “Não crê de verdade aquele que dorme saciado sabendo que seu vizinho está com fome“. É por isto que, neste dia, nossa quebra do jejum será com elas”.
Muçulmanos de todo o mundo estão vivenciando o Ramadan, o mês sagrado da religião islâmica. Trata-se de um período no qual os fiéis fazem jejum – que se inicia quando nasce o sol e termina quando ele se põe – dedicam mais tempo às orações e confraternizações com a família e a comunidade, além de redobrarem práticas de caridade. Segundo a tradição, o mês do Ramadan foi aquele no qual o Alcorão, livro sagrado do Islam, foi revelado ao profeta Muhammad.
Nesta ação, a FAMBRAS contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Pantera Alimentos.