2018: Primeira edição do Islam Solidário é promovida pela FAMBRAS

Evento aconteceu no primeiro domingo do mês de Ramadan, na comunidade do CEU Parelheiros, na grande São Paulo

Aconteceu no último domingo, 20 de maio, mais uma edição da Ação Solidária “Islam Solidário”, promovido desde 2012 pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com a fundação Mohammad bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity e o Consulado dos Emirados Árabes Unidos. Dessa vez, os moradores da comunidade do CEU Parelheiros, no Jardim Novo Parelheiros, puderam fazer gratuitamente diversos exames, desde glicemia, hepatite c, colesterol e hipertensão, até a aprender a se auto examinar e assim prevenir o câncer de mama. A população também foi beneficiada com exames oftalmológicos – com distribuição gratuita de óculos, assistência odontológica, estética e massagem.

Desde às 6h da manhã já havia uma enorme concentração de pessoas nos portões do CEU Parelheiros. Lá, crianças, adultos e idosos formavam filas aguardando o início do evento. “Eu cheguei aqui 6h30 na esperança de não pegar fila, por que já faz muitos anos que estou no aguardo de uma consulta com o oftalmologista e não consigo. Fiquei sabendo que aqui aconteceriam vários exames gratuitos, não quis perder a chance”, afirmou o auxiliar de rouparia, Sr. Willians dos Santos. Às 10h, quando os portões abriram, a multidão se direcionou às tendas e aguardou os atendimentos dos médicos e enfermeiros do Colégio 24 de Março.

“Eu fiquei sabendo que ia ter essa ação aqui no bairro, que ia oferecer vários exames gratuitos, corri para fazer. A gente quase não tem tempo durante a semana e nunca tem fácil acesso para fazer assim, rápido. Essa ação ajudou muito, espero que tenha mais vezes”, disse a Sra. Elsa Aparecida, moradora da região.

As crianças também tiveram atenção especial: aprenderam a escovar corretamente os dentes, ganhando, inclusive, escovas e cremes dentais e contaram com playground, pipoca e algodão doce, deixando o dia ainda mais divertido.

Além da atenção médica gratuita, os moradores puderam apreciar as apresentações culturais do grupo Zumaluma, idealizado e organizado por César Kaab, fundador e presidente da Mesquita Sumayyah Bint Khayyat, em Embu das Artes. Primeiro, às 12h, um grupo de grafiteiros esteve presente atendendo ao público, tirando suas dúvidas sobre grafite e produzindo dois quadros que posteriormente serão doados à FAMBRAS. Logo após, às 13h, o grupo de capoeira Forças Unidas fez sua apresentação, levando alegria e entretenimento para a comunidade. Mais próximo ao final da tarde, às 14h, houve a apresentação da aldeia Guarani Tenondê Porã, localizada dentro da região de Parelheiros que apresentaram uma canção típica da comunidade.

A comunidade contou ainda com o atendimento e distribuição de óculos para quem possuía problemas de visão. “Eu não enxergava quase nada e agora estou saindo daqui com dois pares de óculos”, disse a dona de casa Valdinea de Oliveira. Ao total foram 20 mil atendimentos durante todo o evento, batendo um recorde de público.

A Ação Social carrega o verdadeiro significado do Islam, a valorização da vida humana e a empatia pelo próximo independente da religião que professa. Para sua realização, a Federação conta com entidades parceiras para fazer do projeto Islam Solidário algo grandioso e inesquecível, como a fundação Mohammad bin Rashid Al Maktoum Global Iniciative e o Consulado dos Emirados Árabes Unidos. Também conta com o apoio do Colégio 24 de Março e da Prefeitura da Cidade de São Paulo bem como as prefeituras regionais de cada local por onde passa.

Você pode gostar...