FAMBRAS e ACNUR assinam memorando de entendimento para inclusão de pessoas refugiadas no Brasil

Na manhã da última terça-feira (01/07), a FAMBRAS e o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) firmaram um Memorando de Entendimento (MoU), estabeleceu uma aliança estratégica para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à proteção, assistência e inclusão de pessoas refugiadas e solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil.  Prevê iniciativas nas áreas de educação, empregabilidade e inclusão cultural.

O encontro aconteceu no escritório da ACNUR em Brasília. O memorando foi assinado pelo presidente da FAMBRAS, Ali Hussein El Zoghbi e pelo representante da ACNUR no Brasil, Davide Torzilli. Estiveram presentes, ainda, o diretor de Relações Institucionais e Projetos da FAMBRAS, Delduque Martins e, da parte da Agência, Paulo Sérgio Almeida, Oficial de Meios de Vida; Pablo Pereira de Mattos, Oficial de Relações Governamentais, Marília Cintra Correa, Coordenadora de Parcerias e Filantropia, e Isadora Vieira Arruda, Assistente Sênior de Meios de Vida.

“Este documento é muito importante porque formaliza uma cooperação que já acontece há anos entre as duas instituições. Essa parceria facilita ações de proteção e inclusão socioeconômica para as pessoas refugiadas que chegam ao Brasil. Iniciativas como essa, em parceria com a FAMBRAS, oferecem oportunidades reais de recomeço”, afirmou Davide Torzilli.

Ali Zoghbi considerou o dia “histórico”. “Sabemos que a ACNUR é uma instituição que, há décadas, oferece alento e esperança. A partir de agora, vamos intensificar ações conjuntas, oferecendo mais robustez e qualidade por parte de ambas as entidades”, declarou.

Com o memorando assinado, o próximo passo será a formulação de um plano de trabalho entre as organizações com foco na mobilização do setor privado e no apoio direto às comunidades refugiadas no país.

Você pode gostar...