FAMBRAS e Câmara do Comércio Árabe Brasileira oferecem jantar ao presidente Michel Temer

Na última sexta-feira (09), o presidente Michel Temer foi recebido em um jantar oferecido pela Câmara do Comércio Árabe Brasileira em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil  – FAMBRAS, no Esporte Clube Sírio, na capital paulista.

Com a presença de autoridades políticas e diplomatas do Brasil e países árabes, e das lideranças da Câmara Árabe e da Federação, Temer foi homenageado por sua atuação no governo brasileiro. O presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, levou aos convidados memórias sobre as raízes libanesas de Temer, sobre a visita do presidente ao Líbano quando era vice-presidente, e destacou algumas das suas qualidades como líder. “Ele esteve presente nos grandes momentos históricos do País, de maneira estratégica e inteligente, sempre respeitando a democracia, combatendo o autoritarismo e qualquer ação que não privilegiasse a liberdade de cada brasileiro”, disse Zoghbi.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, também lembrou a história de Temer, como filho de imigrantes libaneses, as realizações na carreira política e o trabalho pelas relações comerciais do Brasil com os árabes. Segundo Hannun, as exportações aos países árabes cresceram 12% de 2015 a 2017. “Esses resultados não podem ser creditados somente à melhora do ambiente econômico. É preciso também considerar o fato de o presidente Temer compreender, e muito bem, a importância do mundo árabe para o Brasil”, afirmou.

O decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben também se pronunciou a respeito do trabalho do governo Temer, ressaltando a política externa.

“A presença árabe no Brasil faz parte do nosso cotidiano, nas artes, na literatura, na economia, na medicina, na arquitetura e na política. Essa ligação profundamente humana é o que está na base do nosso fluído diálogo com todos os países árabes, está mesmo na base de um intenso e frutífero intercâmbio econômico”, disse Michel Temer aos presentes.

Ele lembrou os números do comércio do Brasil com os países árabes, como a corrente comercial de US$ 20 bilhões em 2017, que teve crescimento de 20% sobre 2016. “Nós fazemos muito, mas queremos ainda muito mais”, disse, citando a vontade de ampliar os acordos de comércio do Brasil com a região e o fluxo de investimentos. “Quero eu e queremos todos que o mundo árabe continue sendo o parceiro excepcional que é para o nosso desenvolvimento, sobretudo neste momento de retomada da economia brasileira”, falou.

Ao final do evento, o presidente Michel Temer agradeceu a todos e afirmou que estava se sentindo em família.

Fotos: Cesar Itiberê/PR

 

Você pode gostar...