FAMBRAS leva muçulmanos brasileiros ao Hajj 2018
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, viabilizou no mês de agosto, mais uma viagem ao Hajj. Os peregrinos embarcaram rumo à Arábia Saudita, onde passaram pelas cidades sagradas de Meca e Medina. Estes locais representam o nascimento do Islam e, por isso, possuem forte simbologia a todos os homens e mulheres muçulmanos.
O Hajj – tradução literal de peregrinação em árabe – é um dos cinco pilares do Islam – ao lado de fé, caridade, jejum e oração. Considerado obrigatório para muçulmanos adultos que possuem condições financeiras e físicas para tal, onde ao menos uma vez na vida deve-se peregrinar. A tradição existe há mais de 14 séculos, o ritual histórico de desapego, arrependimento e reflexão é um dos momentos considerados mais importantes para o muçulmano.
Para a sua realização, o peregrino deve vestir apenas uma túnica branca, simbolizando o desapego a valores e bens e a ideia de que todos são iguais perante a Deus. O momento é uma das experiências espirituais mais emocionantes e essenciais da religião.
Pensando nisso, a FAMBRAS concede todos os anos, desde 2011, um programa de bolsas e acompanhamento para a ida ao Hajj. São contempladas até 15 pessoas que comprovadamente não possuem condições financeiras para realizar a viagem. Os interessados devem fazer uma inscrição através do site, e as justificativas apresentadas para a participação passam por uma análise e posterior aprovação.
A Federação auxilia os fiéis selecionados com a documentação e vistos, além de fazer, durante toda a viagem, o acompanhamento dos fiéis com orientações de um Sheikh.