FAMBRAS realiza curso O Mundo Islâmico na OAB DF
Evento foi realizado ontem, dia 4 de julho, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal
Às 8h30 da manhã, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, localizada no Distrito Federal, já estava lotada com algumas personalidades esperando o início de mais uma edição do Curso O Mundo Islâmico – Sociedade, Cultura e Estado, realizado graças ao convite externado à Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS pela Ordem.
Diversas personalidades da Polícia Federal; do Superior Tribunal Federal; do Exército Brasileiro e da Marinha estiveram presentes ao lado de autoridades como a Presidente da Comissão de Relações internacionais da OAB DF, Sra. Clarita Costa Maia, que presidiu e coordenou o evento.
O Curso que já está em sua sexta edição, começou às 9h, com a palestra “Religião, Princípios e Estrutura doutrinária”, ministrada pelo Professor Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS, que falou sobre as “Origens do Islam: o Profeta, a Hégira e o início da civilização em Medina”; “Os princípios da religião: Monoteísmo, a Profecia, a Justiça e o Juízo Final”; “As práticas religiosas: a oração; o jejum; a peregrinação; o Zakat; a Jihad”; “Obrigações religiosas e sociais” e as “Principais vertentes do Islam: sunismo, xiismo e sufismo”.
Todos escutavam atentos sobre como se deu a revelação do Alcorão Sagrado feita pelo Anjo Gabriel ao Profeta Muhammad (SAAS); a grande Viagem Noturna (Al Isra’a Wal Mi’raj); a ida do Profeta aos sete céus e o encontro com os demais Profetas (SWT); a Hégira; a importância do monoteísmo e como se comporta o Islam no mundo nos dias de hoje. Seu crescimento e as ações que a FAMBRAS promove assistencialmente às populações mais carentes do país.
O Curso contou ainda com mais 5 módulos que integraram as palestras sobre a história da Filosofia muçulmana e sua manifestação científica, artística e cultural com a presença do docente Jamil Iskandar; O Direito Islâmico e o Direito Estatal e Internacional, com a presença do Juiz do Supremo Tribunal Federal, Dr. Ali Mazloum; O islam no contexto da Ordem Mundial, com o professor Fausto Godoy; o Mercado Islâmico e a evolução do Halal no Brasil com a Prof Michele Villadal; O Mercado consumidor islâmico: importância, peculiaridades e oportunidades, com o Presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Sr. Rubens Hannun;
Ao final todos ainda entretidos ouviam a palestra do ativista e também advogado Dr. Edgard Raoul Gomes Neto, sobre o Direito das Crianças e Adolescentes Refugiadas: Vivências e experiências humanitárias. Mais uma edição está prevista para acontecer no Instituto Rio Branco, em dezembro.