Grupo FAMBRAS realiza ação de conscientização no Dia Mundial da Limpeza
O dia 20 de setembro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Limpeza. A Agenda ESG – Halal do Grupo FAMBRAS promoveu uma ação especial de conscientização para alunos do 5º ano e seus familiares no Colégio 24 de Março – Unidade Santo Amaro. A atividade aconteceu no último sábado (20/09) e contou com a presença das analistas de projetos Ana Mariano e Mariana Barbosa, da assistente administrativa Juliana Intini e da equipe de marketing do Grupo FAMBRAS.

De acordo com o Diretor de Projetos e Relações Institucionais do Grupo FAMBRAS, Delduque Martins, o objetivo foi conscientizar alunos, familiares e professores sobre a importância da preservação ambiental, além de incentivar ações coletivas no combate à poluição e aos resíduos sólidos.
“Esse tipo de ação é crucial para formar cidadãos que compreendem e agem em prol da proteção do meio ambiente, através de estratégias como a implementação de projetos de reciclagem, o uso de materiais ecológicos, a realização de atividades lúdicas e a reutilização de resíduos que seriam descartados na natureza”, explica Delduque.
Para reforçar essa consciência, a escola recebeu dois kits de lixeiras seletivas, ampliando o compromisso com a coleta responsável e a limpeza do espaço escolar.

A coordenadora do Jardim ao Fundamental I, Elaine Santos, destacou o impacto da ação: “Aproveitamos o que eles estavam estudando junto com a ideia de ‘como posso ajudar o planeta?’ para estimular as crianças a levarem a conscientização também para casa. A idade do 5º ano é fundamental, porque influencia os mais novos e ajuda a construir um raciocínio de responsabilidade, como: ‘o que eu posso fazer com essa garrafa pet?’”, afirmou.

A programação foi dividida em dois momentos. No primeiro, uma palestra apresentou como: calças jeans podem ser transformadas em bolsas e cápsulas de café em acessórios, como brincos, colares, anéis e pulseiras. Em seguida, os artesãos Agnaldo e Oséias, da loja Tojeans, conduziram uma oficina prática de reutilização de cápsulas de café, na qual as crianças produziram suas próprias peças.

“Com o convite da FAMBRAS, demos o primeiro passo para promover mais oficinas como esta e levar nosso conhecimento e a consciência do cuidado com o meio ambiente para mais pessoas”, explicou Oséias.
Segundo Agnaldo, “a partir do momento em que a criança entende que uma cápsula descartada na natureza leva cerca de 500 anos para se decompor, ela passa a compreender a importância de reaproveitar e reciclar”.

A ação impactou não apenas os alunos, mas também seus familiares. A mãe da aluna Júlia, Juliana Botter, destacou: “Achei importante para as crianças crescerem conscientes de que precisamos agir em prol do planeta. Minha filha certamente vai replicar em casa o que aprendeu, e até eu, como adulta, levei essa reflexão”.
A própria Júlia também avaliou positivamente a experiência: “Foi muito legal! Estamos ajudando o meio ambiente, fazendo coisas boas e divertidas, reaproveitando. É fácil de fazer e dá para continuar em casa”.

Com iniciativas como essa, o Grupo FAMBRAS reforça sua missão de unir educação, sustentabilidade e cidadania, incentivando que cada nova geração assuma o compromisso de cuidar do planeta por meio de pequenas atitudes que transformam o futuro.










