FAMBRAS participa da 19ª Conferência Internacional Humanitária de Dubai – DIHAD

Evento anual reuniu Ongs, agências da Onu, instituições de caridade e órgãos governamentais para atender necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade

O Diretor de Projetos Internacionais da FAMBRAS, Ahmed Khalaf participou da 19ª edição da DIHAD (Dubai International Humanitarian Aid and Development Conference & Exhibition), na última quarta-feira (15).

Lançada em 2004, a DIHAD foi o primeiro grande evento humanitário a se desenvolver em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento acontece anualmente e tem como objetivo reunir as principais ONGs, agências da ONU, instituições de caridade e órgãos governamentais para apresentar e debater ideias de ajuda humanitária para atender as necessidades das pessoas que vivem em países afetados por crises, desastres e calamidades naturais.

A FAMBRAS participou junto com o estande da IHC – International Humanitarian City, cidade fundada em 2003, considerada atualmente o maior centro humanitário do mundo, onde a Federação é membro e possui um escritório.

O evento estabeleceu um novo recorde e recebeu mais de 12 mil participantes de 110 países diferentes, além de 828 organizações, instituições de caridade e instituições que trabalham em assuntos humanitários. Em paralelo à exposição, houve um congresso que contou com a presença de  50 palestrantes especialistas de elite no campo humanitário mundial. O programa discutiu temas vitais durante seis sessões principais, além de 16 workshops inovadores para discutir soluções importantes no campo de energia e ajuda.

No último dia de evento, as sessões da conferência discutiram formas de aproveitar recursos para ajudar o crescente número de migrantes e o papel da tecnologia moderna na proteção do meio ambiente, além das condições das cadeias de suprimentos e logística no contexto humanitário. Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e encontrar formas modernas e rápidas de fornecer alimentos e assistência médica aos necessitados em países em desenvolvimento com menos riscos.

Este ano, a exposição registrou ainda  a iniciativa Glasshouse, que proporciona um espaço de trabalho criativo que aposta na capacitação de jovens talentos e competências nas áreas  humanitárias e trabalha para fortalecer os sistemas de saúde, educação e capacitação profissional em países em desenvolvimento.

Durante a participação no evento, Khalaf interagiu com representantes de renomadas instituições humanitárias do mundo todo, como Sr. Giuseppe Saba, CEO da International Humanitarian City – IHC, Sr. Sany Oraby, CEO da MAPIM – Malaysian Consulta tive Council for Islamic Organization, Sr.Saleh Al Mazroui, General Manager da Fundação Mohammed bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity, Sr. Mohammad Abdullah Alamoudi – Muslim World League entre outros. Durante o evento eles apresentaram os projetos humanitários e sociais já realizados pela FAMBRAS ao longo dos anos e também falaram sobre propostas de novas ações diante do cenário atual do Brasil.

Em visita ao estande da parceira de projetos da FAMBRAS no Brasil, a IHC, o Diretor de Projetos Internacionais da FAMBRAS, Ahmed Khalaf aproveitou a oportunidade para entregar homenagem ao Sr. Giuseppe Saba, CEO da International Humanitarian City – IHC e ao Sr.Saleh Al Mazroui, General Manager da Fundação Mohammed bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity.

A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira (13) sob o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente, primeiro Ministro e governante de Dubai, e contou com a presença da Ministra de Estado do Governo dos Emirados Árabes Unidos, Maitha Bint Salem Al Shamsi; representando Sua Alteza Sheikh Hamdan Bin Zayed Al Nahyan  Presidente e Autoridade do Crescente Vermelho dos Emirados Árabes Unidos, o Sr. Hamdan Al Mazrouie, Presidente do Conselho de Administração do Crescente Vermelho dos Emirados Árabes Unidos; Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Islâmicos e Atividades de Caridade (IACAD) de Dubai, Dr.  Hamad Al Sheikh Ahmed Al Shaibani; Ministra da Solidariedade Social e da República Árabe do Egito, Dra. Nivine El-Kabbag; Diretor-Geral do Departamento de Operações de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da Comissão Europeia, Dr. Michael Koehler; Sr. Ramesh Rajasingham, falando em nome do excelentíssimo Sr. Martin Griffiths, Subsecretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro de Emergência.

Já na cerimônia de encerramento, o Secretário-Geral da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (PAM), Dr. Sérgio Piazzi esteve presente. O evento teve duração de três dias, iniciando-se no dia 13 e chegando ao seu final no dia 15 de março.

Você pode gostar...