Indígenas da Aldeia Tenondé Porã recebem tâmaras do Centro do Rei Salman

 

No último sábado (2), os indígenas da aldeia Tenondé Porã, que vivem no extremo sul da capital paulista, receberam tâmaras do Centro do Rei Salman para Ajuda Humanitária da Arábia Saudita. Foi mais uma ação do projeto “Distribuição de 100 toneladas de Tâmaras na República Federativa no Brasil e nos países vizinhos”, idealizado pela entidade saudita e executada pela FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil.

A terra indígena Tenondé Porã tem uma extensão aproximada de quase 16 mil hectares – abrangendo partes dos municípios Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente, além de São Paulo. Reúne oito aldeias e tem um total de 1,5 mil guaranis. As duas mais populosas são a Tenonde Porã (também conhecida por “aldeia da Barragem”) e a Krukutu.

Os diretores do Centro do Rei Salman – Basheer Saleem Al Sharari e Abdulaziz Abdulrahman Althumairi – marcaram presença na ação na companhia de Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS, e dos diretores de projetos e relações institucionais, Delduque Martins, e de programas internacionais, Ahmed Khalaf, além de outros colaboradores da Federação.

O grupo foi recepcionado pelos indígenas e assistiu a uma apresentação do coral da aldeia. Depois, caminharam pela área para conhecer o local das plantações, a estação de tratamento de águas e outras instalações como a escola e a UBS. Em seguida, os indígenas receberam as tâmaras e também uma doação de proteína animal.

Segundo Ali Zoghbi, é sempre bom estar com os indígenas da Tenondé Porã. “Somos muito bem recebidos quando viemos aqui. E desta vez, a visita foi ainda mais especial porque, além da colaboração à aldeia, pudemos mostrar aos diretores do Centro do Rei Salman um pouco do que está na origem do nosso país”.

Você pode gostar...