FAMBRAS participa de celebração dos 101 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Egito
Na última terça-feira (22), em Brasília, a embaixadora do Egito no Brasil, Mai Taha Khalil, promoveu uma cerimônia em comemoração à 73ª Data Nacional do país e aos 101 anos de relações diplomáticas com o Brasil. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS esteve presente no evento, representada pelo diretor operacional Halal, Bassim Zoghbi, ao lado de autoridades governamentais, representantes do corpo diplomático, empresários, jornalistas e membros da comunidade egípcia no Brasil.

As relações diplomáticas entre Brasil e Egito tiveram início oficial em 1924 e ganharam um importante reforço em 1953, com a elevação da representação brasileira no Cairo ao status de embaixada. Um dos marcos mais recentes dessa parceria foi o acordo de cooperação estratégica assinado em novembro de 2023, durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. O documento estabelece sete eixos de colaboração entre os países, que incluem política, diplomacia, segurança, defesa, comércio, ciência e cultura.
A participação da FAMBRAS na celebração reforça seu compromisso com a promoção do diálogo intercultural e inter-religioso, além de destacar o papel fundamental da diplomacia na construção de pontes entre o Brasil e os países de maioria muçulmana.
