Curso Mundo Islâmico alcança êxito e já é planejado para 2015
O curso Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado, realizado pela FAMBRAS, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, atingiu todos os objetivos previstos pelos idealizadores do evento.
Realizado no Insituto Rio Branco, em Brasília-DF, entre 1º e 5 de dezembro, o curso teve maior abrangência, em relação a primeira edição (2013), foi dirigido além dos diplomatas brasileiros, a representantes de embaixadas de países sul-americanos e agentes de outros orgãos da administração pública federal, ligados ao desenvolvimento de novas relações políticas e comerciais, entre o Brasil e os países muçulmanos
Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS, ressaltou que o número de inscritos (110) demonstrou o grande interesse do público em conhecer minúcias dos princípios da religião islâmica, a evolução da sua cultura, a interação com a sociedade ocidental, seu potencial de mercado e suas principais características políticas e sociais.
“Fomos muito felizes na escolha do corpo docente. Os professores envolvidos no curso são estudiosos de referência internacional, e em suas biografias constam trabalhos de eminente importância científica, cultural e econômica. Congregar esses profissionais de renome foi para nós uma oportunidade de unir excelência, competência e nacionalismo”, afirmou Mohamed Zoghbi.
*Confira a lista de professores ao final do texto.
Para o embaixador Paulo Cordeiro, sub-secretário geral para África e Oriente Médio, do Itamaraty, “o curso teve o mérito de abordar história, direito, comércio, cultura, artes e filosofia, entre outros temas, sem descuidar da complexidade e diversidade do mundo islâmico”. O embaixador destacou ainda que, “fenômenos de grande impacto na agenda internacional contemporânea, como o Islam político, foram exaustivamente discutidos, bem como, o polêmico papel da mulher na sociedade muçulmana”.
Depois de cinco dias de aulas e palestras, na solenidade de encerramento, os participantes e os embaixadores da Organização de Cooperação Islâmica, especialmente convidados, assistiram a um depoimento do escitor e cronista, Milton Hatoum, sobre as questões de tolerância, convivência e respeito inter-religioso.
Durante a reunião de avaliação dessa segunda edição do curso, o embaixador Gonçalo Mourão, diretor geral do Instituto Rio Branco, manifestou o propósito de incluir, na terceira edição, em 2015, os alunos do curso de diplomacia do instituto, proposta imediatamente aceita pela FAMBRAS e acolhida pelo embaixador Paulo Cordeiro.
Confira o corpo de palestrantes da 2ª edição do curso Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado
Ali Zoghbi – Vice-Presidente da FAMBRAS
Beatriz Bissio – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gisele Fonseca Chagas – Universidade Federal Fluminense
Hussein Ali Kalout – Universidade de Harvard
Luiz Nelson – Consultor Econômico Financeiro
Mohamed Habib – Universidade de Campinas
Mohamed Zoghbi – Presidente da FAMBRAS
Murilo Sebe Bon Meihy – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rubens Hannun – Consultor em Marketing Internacional
Salem Nasser – Fundação Getúlio Vargas
Soraia Smaili – Reitora da Unifesp