FAMBRAS e CDHIC se reúnem para debater direitos e garantias à refugiados e imigrantes

Organizações discutiram ações construtivas para garantir política migratória para pessoas em situação de refúgio

Na tarde de ontem (2), o diretor de Projetos e Relações Institucionais da FAMBRAS, Delduque Martins, recebeu na sede presidencial da Federação, a diretora executiva do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Isabella Roberta da Silva e a assessora jurídica, Dra. Carla Mustafa, que também exerce o cargo de Coordenadora de Núcleo de Migrantes e Refugiados da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (OAB-SP). Na ocasião, foi apresentado o calendário anual de projetos  da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e os representantes das entidades sugeriram a implementação de ações conjuntas no futuro.

Além disso, foram estabelecidas premissas para firmar Termos de Parceria e Cooperação entre a FAMBRAS, o CDHIC e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Ainda durante o encontro, o anfitrião  da conferência, Delduque Martins, presenteou as representantes das instituições visitantes do CDHIC, com tapete de reza e exemplares do Alcorão Sagrado para que utilizem em em sua sede, devido a frequência e a grande quantidade de refugiados e imigrantes muçulmanos.

De acordo com Delduque Martins, a prática de ações conjuntas com a CDHIC, pode contribuir e muito na garantia dos direitos de imigrantes refugiados.

“Precisamos nos lembrar todos os dias que muitas pessoas se arriscam para buscar melhores condições de vida em outros países. O caminho não é fácil, muitas vezes os refugiados encontram sérias dificuldades e acabam sofrendo aliciamentos, nos quais se transformam em trabalho escravo mais tardiamente. Nossa preocupação é impedir que este tipo de ato venha a acontecer. Para isso, oferecemos todo o apoio que essas pessoas necessitam.  O CHDIC por sua vez,  também coibi práticas desleais e escravagistas desde sempre, para isso proporciona a devida garantia e proteção dos direitos aos migrantes e refugiados. Somente por meio de uma série de medidas e ações em conjunto com esse importante órgão que visa o bem-estar da cidadania é que poderemos mudar essa situação lamentável. Devemos estender as mãos a quem se encontra às margens da sociedade. É desta forma que vamos construir uma sociedade mais justa e fraterna.”, afirmou, Delduque.

Fundado em 2009, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) é uma organização da sociedade civil que tem como objetivo promover, organizar, realizar e articular ações que visam à construção de uma política migratória respeitosa dos direitos humanos de imigrantes e pessoas em situação de refúgio.

Você pode gostar...