FAMBRAS se reúne com mestre em conhecimentos árabes para discutir inovação de cursos
Na última segunda-feira (27), o Vice-Presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Ali Hussein El Zoghbi e o Diretor de Projetos e Relações Institucionais, Delduque Martins, se reuniram com o escritor e especialista em estudos árabes, Diogo Bercito. Durante o encontro os presentes debateram assuntos direcionados a estruturação de cursos e às memórias dos imigrantes libaneses no Brasil.
Na ocasião o Vice-Presidente da FAMBRAS, Zoghbi aproveitou para ressaltar a origem e a importância do curso “O Mundo Islâmico”, criado pela FAMBRAS.
“O curso – “O Mundo Islâmico “, tem como missão e por objetivo divulgar a cultura árabe-islâmica no país. Precisamos dizer que este projeto foi idealizado por nós e hoje atuamos em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e com o Governo Federal. Com tudo, informamos que esse curso também atinge outros setores desenvolvimentistas no país, tais como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de outras entidades de classe, como a Confederação da Agricultura e Pecuária – CNA e órgãos jurídicos como a Ordem dos Advogados no Brasil (OAB).”, informa o Vice-Presidente da FAMBRAS.
O curso ocorre anualmente e é direcionado para o corpo diplomático em território brasileiro, estrangeiro e para agentes da administração pública federal. Esta oportunidade oferece conteúdos para quem pretende estabelecer relações tanto no âmbito internacional, quanto no universo islâmico. As palestras, aulas e conhecimentos disseminados são ministrados por renomados docentes.
Diogo é jornalista e escritor e iniciou sua carreira em 2007 como repórter. Atuou como correspondente da Folha em Jerusalém e em Madrid. Além disso, é autor do blog “Orientalíssimo”, onde aborda temas direcionados ao Oriente Médio. Atualmente é educador e mestre na Universidade de Georgetown (EUA), como professor de estudos árabes e também cursa doutorado em história. Vale lembrar que o especialista foi responsável por ministrar o curso Mundo Islâmico da FAMBRAS, em 2017, na instituição Rio Branco.