FAMBRAS participa do Encontro de Tolerância e Fraternidade
Aconteceu ontem (18), na Câmara Municipal de São Paulo, o Encontro de Tolerância e Fraternidade, promovido pelo Consulado dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, em parceria com o vereador Rodrigo Goulart.
Líderes e representantes de diversas religiões se reuniram para reforçar o compromisso em prol da paz mundial e para propagar a visita histórica do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, que aconteceu no mês de fevereiro.
O Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar, Anmed Al-Tayyeb, assinaram o acordo “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum” no dia 4 fevereiro. O documento expressa o desejo de ambas as religiões, católica e muçulmana, pela rejeição à violência deplorável e o extremismo cego; pela valorização da tolerância e da fraternidade; e pela aproximação do Ocidente e do Oriente em defesa da paz universal.
O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer e o Sheik Mohamed Al Bukai, da Mesquita de Santo Amaro, também assinaram um acordo de fraternidade similar, demonstrando a conciliação entre católicos e muçulmanos brasileiros.
O evento marcou ainda a celebração do “Ano da Tolerância” e os 800 anos do encontro entre São Francisco de Asssis e o Sultão Al-Kamil Al-Malek. “O ano de 2019 foi proclamado pelos Emirados Árabes como o ano da tolerância, então, nada melhor do que reunir todas as representações religiosas do Brasil em um evento como este” declarou Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS. “Encontros como esse simbolizam a tolerância, o estado laico brasileiro e a necessidade de reafirmar que a tolerância é uma obrigação de todos os seres humanos” concluiu.
Ao final do evento, o vice-presidente da Federação homenageou o Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência Sr. Ibrahim Salem Al-Alawi, com uma placa de agradecimento por todo o trabalho humanitário realizado pelos Emirados Árabes.