FAMBRAS promove Iftar em homenagem ao Dr. Mohamed Bechari
Na noite de ontem (20), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS realizou um Iftar em homenagem ao Dr. Mohamed Bechari, que está no Brasil para conhecer a comunidade muçulmana brasileira e seus trabalhos.
O Dr. Mohamed Bechari, nascido no Marrocos, é referência do Islam no mundo todo. Ele lidera diversas organizações que buscam representar da melhor maneira possível os muçulmanos, além de trabalhar para capacitar suas próprias comunidades.
Chefe de Organizações, ele é Secretário-geral do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas, com sede nos Emirados Árabes Unidos, presidente da Federação Nacional Francesa de Muçulmanos, uma das principais entidades organizadoras do Islam na França. Ele também é o secretário-geral da Conferência Europeia Islâmica, uma organização abrangente de toda a Europa que busca ser uma entidade única representando os muçulmanos europeus. Bechari é fundador do Instituto Avicenna, da cidade de Lille, na França, e membro do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID) em Viena.
Na área acadêmica, ele escreveu muitos livros e assumiu cargos de professor visitante em várias universidades internacionais. Bechari recebeu o Prêmio Rei Abdullah II de Excelência da Primeira Classe, bem como a Medalha de Ciências e Artes da Primeira Classe da República Árabe do Egito.
Acompanhando o Dr. Mohamed Bechari nesta visita especial ao Brasil, o Excelentíssimo Sheikh Hassan Mussa, outra personalidade importantíssima para o Islam, também participou do evento.
Sheikh Hassan Mussa é de origem argelina e mora na Suécia há mais de 25 anos. Trabalhou como imam da Grande Mesquita Zayed na Suécia e, atualmente, trabalha ativamente no campo de Dawah na Suécia e tornou-se um especialista em assuntos islâmicos. Ele é vice-presidente do Conselho de Iftá da Suécia e escritor geral da Fundação Sueca para o Diálogo. Tem fortes relações nos países do Golfo e participa frequentemente das conferências organizadas pela Liga Mundial Muçulmana na Arábia Saudita, bem como nas conferências islâmicas realizadas nos Emirados, Kuwait, Qatar e Egito. Além disso, possui um bom relacionamento com os Ministros do Awqaf da Arábia Saudita e Egito. Sheikh Mussa é membro do Conselho Islâmico Internacional para Comunidades Muçulmanas nos Emirados Árabes Unidos, e construiu uma sólida amizade com Dr. Mohamed Bechari.
Durante o evento, Dr. Mohamed Bechari e Sheikh Hassan Mussa receberam placas de homenagem em nome da FAMBRAS. Os homenageados também presentearam a Federação com uma homenagem em nome do Conselho Islâmico Internacional para Comunidades Muçulmanas.
O Iftar reuniu também os Sheikhs do Ministério do Awqaf do Egito, enviados especiais para a recitação do Alcorão Sagrado no mês de Ramadan. Na ocasião, o Dr. Mohamed Zoghbi, presidente da FAMBRAS, prestou uma homenagem aos Sheikhs e agradeceu o Ministério do Awqaf pela parceria.
O jantar contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre elas, algumas personalidades importantes como: Mohamed El Bacha, presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de Santo Amaro; Ali Ahmad Saifi, CEO da CDIAL; Rudy El Azzi, Cônsul do Líbano; Gürsel Evren, Cônsul Geral da Turquia; Dursun Akdogan, Vice-Cônsul da Turquia; Rubens Hannum, Cônsul Honorário da Tunísia; George Ramos, representante da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos; Sr Radihisham Bin Ismail, Adido Assuntos Comerciais do Escritório da Malásia;Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Tamer Mansour, Secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Mohamad Orra Mourad, vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Luiz Orsatti Filho, Secretário Executivo da Secretaria da Justiça e cidadania; Eduardo Castro, assessor da Secretaria Estadual de Relações Internacionais; Tatiana Rached, Coordenadora do Centro de Integração da Cidadania (CIC); Rodrigo Goulart, vereador da cidade de São Paulo e Antônio Goulart, ex-deputado de São Paulo.