Nota de repúdio ao ataque terrorista em Kabul, capital do Afeganistão, em 31 de maio de 2017
Hoje, mais um ataque terrorista vitimou dezenas de civis, dentre eles crianças, jornalistas em desenvolvimento de suas atividades profissionais e muitas outras pessoas inocentes. A cidade na qual o carro-bomba explodiu foi Kabul, capital do Afeganistão.
A FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil –, como entidade representativa do Islam no Brasil, repudia, com veemência, este ato inaceitável. Seja em área de guerra, conflito ou paz, nenhum atentado contra a vida humana é justificável. E toda a humanidade deve ser solidária com as vítimas e suas famílias, estejam elas no Ocidente ou no Oriente, em países nos quais atos de terror são mais ou menos frequentes, porque não podemos aceitar que a brutalidade, o crime e o atentado contra o homem e a sociedade sejam tidos como normais – muito menos como banais.
No mundo todo, milhões de muçulmanos vivem, atualmente, o mês sagrado do Ramadan, no qual se jejua em busca do aprimoramento espiritual. É um momento em que o verdadeiro seguidor do Islam pratica a caridade, buscando o bem de seu próximo. Desta maneira, não podemos considerar um ato terrorista como representação de nossa religião.
Rogamos a Deus que aceite as preces por todos aqueles que sofrem com as injustiças praticadas em nome da fé. E que os homens, independentemente de suas religiões, se unam em busca da paz.