Afegãos concluem Programa Acolhitude e recebem certificado da ESPM

 

No último sábado (02), mais de 20 afegãos receberam o certificado de conclusão do Programa Acolhitude, que ocorreu aos sábados durante o segundo semestre de 2023 na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. O projeto integrou os jovens estrangeiros na comunidade brasileira por meio da vivência na língua portuguesa; atividades de comunicação e oficinas criativas promoveram à aprendizagem.

O programa também se realizou com base na sustentabilidade, com objetivos definidos: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades e parcerias e meios de implementação. Dentro do conteúdo programático, houve empreendedorismo, música, negócios, entre outros assuntos.

Um dos formandos, Noor Mohammad, expressou seus sentimentos ao receber o certificado de conclusão do curso. “Estou muito feliz com a oportunidade que deram para nós, jovens afegãos. É importante para mim receber esse documento, pois agora o Brasil é minha casa e de minha família, então, através disso, eu vou continuar estudando e procurando novas oportunidades”, celebrou o imigrante.

As aulas aconteceram entre os meses de julho e novembro e foram ministradas pelos docentes da ESPM. Durante o programa, estudantes de graduação da instituição ajudaram a ministrar o ensino por meio do voluntariado. A coordenadora pedagógica do Programa Acolhitude, Maria Carolina Conejero, discorreu sobre a funcionalidade do curso e os objetivos do mesmo.

 

“Tudo que foi executado visou a melhor integração social desses jovens para que eles se sentissem pertencentes a nossa sociedade. O objetivo final é que essas moças e esses rapazes consigam direcionar os seus projetos de vida no Brasil, para permanecerem aqui no país”, explicou Maria Conejero, que aproveitou o momento para agradecer o apoio da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil.

Desde o início, a entidade apoiou o curso, idealizado pela ESPM em conjunto com a International Organization for Migration – IOM, e o Ministério das Relações Exteriores em São Paulo. Para 2024, estão previstas duas turmas que, juntas, devem atender aproximadamente 60 pessoas.

 

Você pode gostar...