Nota de Repúdio – Invasão à Mesquita Abu Baker Assadik em São Bernardo do Campo (SP)

Como entidade representativa do Islam no Brasil, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS manifesta profundo repúdio pela invasão ocorrida hoje (3) na Mesquita Abu Baker Assadik, em São Bernardo do Campo (SP). Tal ato é inadmissível porque o agressor desrespeitou um momento de comunhão e oração num espaço sagrado para os muçulmanos.

A FAMBRAS condena ataques de qualquer tipo a todas as religiões e seus respectivos templos. Entende que todas as diferenças, inclusive as religiosas, são importantes para exercitarmos o respeito e a tolerância.  E acredita que, juntas, as religiões podem atuar até na construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana.

Sabendo que a Constituição brasileira, no artigo 5º, inciso VI, diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, rogamos às autoridades que responsabilize de acordo com a lei o responsável por tal ato. E que Deus, o Altíssimo, siga iluminando os homens para que compreendam as diferenças – e não as utilizem como justificativa para conflitos, preconceito e ataques de qualquer natureza.

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil