Assembleia Legislativa de São Paulo homenageia o Dia do Islamismo

Na última sexta-feira, 15, foi realizada uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo em comemoração ao Dia do Muçulmano. A comunidade islâmica e autoridades estiveram presentes no evento, que teve início às 20h.

Dia do islamismo - 15-5 - 2

A sessão, solicitada e presidida pelo deputado estadual Alencar Santana Braga, contou com cerca de 200 pessoas, entre elas autoridades federais, estaduais e religiosas.

A FAMBRAS marcou presença com o projeto Conheça o Islam, e distribuiu livros gratuitos das 19h às 23h30.

Foram homenageados o Sheikh Ahmad Mahairi da Mesquita de Londrina (PR), o coordenador de Políticas para Migrantes da Prefeitura de São Paulo, Paulo Illes, a professora e divulgadora do Islam Rosângela França, o ativista Mohamad Sami El Kadri, o empresário e integrante do corpo diretivo da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo (SBM) Ahmad Aref Abdul Latif e o ex-deputado federal Protógenes Queiroz.

Todos eles, em diversas áreas, realizaram trabalhos importantíssimos contemplando a comunidade muçulmana. A professora Rosângela França dedicou sua homenagem às mulheres: “Todas as mulheres, necessitadas ou não, precisam saber que são de fato o esteio da família. Sem nós, muitos muçulmanos se perdem”.

Mohamad Kadri, ativista político e um dos fundadores da Mesquita da Vila Nova Cachoeirinha, afirmou que a homenagem concedida serve de estímulo para continuar a luta contra a opressão aos muçulmanos. “Não podemos ficar de braços cruzados. É preciso ajudar sempre”.

Paulo Illes se definiu como um “soldado”. Em seu discurso, ressaltou: “Estou em um cargo público para ajudar de fato a quem precisa, seja o indivíduo oriundo das guerras no Oriente Médio ou de países com baixas condições de infraestrutura como o Haiti ou nações africanas. O Brasil é um país hospitaleiro e precisamos mostrar isso para o mundo”.

Dia do islamismo - 15-5

Na abertura do evento o Sheikh Mohamad Bukai – imã da Mesquita de Santo Amaro – proferiu alguns versículos do Alcorão. Em seguida, o Sheikh Khaled Taky El Din, presidente do Conselho dos Sheikhs do Brasil, parabenizou os homenageados e reiterou a importância da ajuda aos necessitados: “No Alcorão está escrito que todos os quem possuem condições devem ajudar de alguma maneira os irmãos”. Ele destacou, ainda, que o Islamismo é uma religião de absoluta paz, que em nenhum momento prega a violência.

O deputado federal Antonio Goulart alegou que esta é uma data marcante para o Brasil, e que o Islam “tem crescido com consistência e solidez no país”.

O ex-deputado federal Protógenes Queiroz se disse amigo da comunidade islâmica no Brasil e declarou que está pronto para defender os que necessitarem: “A defesa das minorias se faz necessária porque sabemos que há pessoas que não conhecem o Islam e o deturpam”. SAIBA MAIS: A data foi instituída pela Lei Estadual nº 13.762, criada em 21 de outubro de 2009 pela deputada Haifa Madi, brasileira e mulçumana.

Você pode gostar...