Combate ao discurso de ódio: FAMBRAS participa de evento na UFRJ

O Islam, o Judaísmo e as religiões Afro-brasileiras estarão representados no evento, que ocorrerá na UFRJ e será aberto ao público. A ideia da realizadora, a jornalista Beatriz Buarque, que dirige o projeto Words Heal the World, é desconstruir mitos que são usados pelos extremistas para incitar o ódio

O dia 11 de setembro será muito bem lembrado com a realização de um importante evento: Diálogos pela Paz, organizado pelo projeto Words Heal de World, reunirá representantes de três religiões presentes no Brasil e que, infelizmente, são alvo de discursos de ódio: o Islã, o Judaísmo e as religiões Afro-brasileiras.

Beatriz Buarque, jornalista e fundadora do projeto Words Heal the World, conta que a ideia do evento surgiu porque é necessário desconstruir mitos que são usados por grupos extremistas para incitar o ódio. “Posso citar, como exemplo, o mito de que muçulmanos são terroristas, de que os judeus controlam o mundo e de que as religiões afro-brasileiras são demoníacas. É importante reunir, no mesmo cenário, representantes destas religiões, para que eles expliquem infinitas vezes que todas as religiões buscam a paz e o bem comum”, comenta.

O público-alvo deste debate são jovens e sociedade civil em geral, por isso, ele se realizará numa universidade, a UFRJ, na capital do Rio de Janeiro, e será aberto ao público. “Não havíamos escolhido a data de 11 de setembro propositadamente, mas, foi uma feliz coincidência. Digo feliz porque, após o atentado ocorrido nos Estados Unidos nesta data, a Guerra ao Terror construiu um novo inimigo internacional: os muçulmanos. De bárbaros, eles passaram a ser retratados como terroristas, e isso acabou alimentando o discurso de grupos de extrema direita, formando o ciclo de ódio no qual estamos inseridos atualmente. O dia é simbólico porque, justamente no dia 11 de setembro de 2018 iremos desfazer o mito de que muçulmanos são violentos”, diz a jornalista.

Como debatedores, Beatriz convidou Ali Hussein El Zoghbi, Vice-Presidente da FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), entidade que apoia a luta contra o extremismo e também o projeto Words Heal de World; Sérgio Storch, co-fundador da Frente Inter-religiosa Don Evaristo Arns, para falar do Judaísmo; e Fábio Seabra, publicitário e designer, estudioso de religiões afro-brasileiras.

E, para quem ainda acha que o tema ‘extremismo’ é pouco importante para o Brasil, Beatriz Buarque lança uma boa reflexão: “Vivemos em uma sociedade em que qualquer um pode fazer um vídeo e compartilhar nas redes sociais. Ao mesmo tempo em que esse avanço é fascinante, também é perigoso, porque aumenta o alcance de mensagens deturpadas e é exatamente isso o que vem acontecendo com os discursos de ódio. Apagar essas mensagens das redes sociais é importante, mas não acaba com o problema. O único modo de quebrar esse ciclo de ódio é disseminar a informação correta e promover o respeito, o diálogo e a tolerância. Por isso, cada pessoa envolvida faz toda a diferença”, finaliza a especialista.

Para se inscrever no evento, basta acessar o link: http://www.eventbrite.co.uk/e/dialogos-pela-paz-tickets-49014864780

Você pode gostar...