FAMBRAS ministra aula sobre “Princípios do Islam e sua relação com a Missões de Paz” para militares brasileiros

Atividade aconteceu no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão do Ministério da Defesa. Ainda na Capital Federal, a vice-presidência da FAMBRAS se reuniu com membros do Instituto Rio Branco e da ApexBrasil

Ontem (03), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS cumpriu diversas agendas em Brasília – DF. Entre as atividades, estavam programados um curso no Ministério da Defesa, uma reunião no Instituto Rio Branco e outra na Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

O principal compromisso na Capital Federal aconteceu no Ministério da Defesa. Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS, ministrou uma aula no curso de formação dos militares brasileiros que participam das Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Realizada no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o curso reuniu aproximadamente 60 alunos das áreas de inteligência e logística.

Esta foi a primeira de três aulas que acontecerão até o final do ano. O tema foi “Princípios do Islamismo e a sua relação com as Missões de Paz da ONU”. Como parte do conteúdo, assuntos como alimentação Halal, atualidades, calendário lunar e datas comemorativas, diferença ente sunitas e xiitas e o papel da mulher muçulmana foram trabalhados.

O curso foi uma realização da coordenação de desenvolvimento e treinamento do Ministério da Defesa. Na ocasião, o vice-presidente da FAMBRAS recebeu um diploma de participação e uma medalha como homenagem em prol dos serviços prestados ao Brasil. Delduque Martins, diretor de Projetos e Relações Institucionais da Federação, acompanhou Zoghbi durante a atividade e também recebeu a homenagem.

Contra-almirante Stewart da Paixão Gomes junto de Ali Zoghbi e Delduque Martins

Instituto Rio Branco

Neste encontro, Ali Zoghbi discutiu a possibilidade de realizar mais uma edição ainda este ano ou no primeiro semestre de 2024 do curso “O Mundo Islâmico”. O objetivo é colaborar com a formação de diplomatas com uma capacitação sobre a cultura, a religião e as relações com os países islâmicos. A proposta está em análise por um comitê do próprio Instituto, que deve dar a resposta nas próximas semanas.

Participaram da agenda a diretora-geral-adjunta, conselheira Mariana Lima Moscardo de Souza, e o coordenador-geral de ensino, o Ministro Paulo Rocha Cyprian. Na oportunidade, Zoghbi convidou os dois anfitriões, bem como a embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, para a edição de 2023 do Global Halal Brazil, que acontecerá no Sheraton WTC Hotel, no mês de outubro, na cidade de São Paulo.

Reunião no Instituto Rio Branco com a diretora-geral-adjunta Mariana Moscardo e o coordenador-geral de ensino Paulo Rocha Cypriano

Encontro na ApexBrasil

Na ApexBrasil, estiveram em foco diversos assuntos, entre os quais: a importância do curso “O Mundo Islâmico” para o setor produtivo brasileiro, o trabalho de capacitação e conscientização Halal feito pela International Halal Academy e o propósito do Global Halal Brazil. O vice-presidente da FAMBRAS se reuniu com o diretor de gestão corporativa, Floriano Pesaro, e com a gerente do agronegócio, Paula Soares, no escritório da agência.

Um dos pontos do encontro também tratou da quarta edição do curso “O Mundo Islâmico”, que será realizado ainda neste mês em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária. Segundo Floriano Pesaro, haverá uma divulgação explicando os objetivos do curso aos associados da agência a fim de que os mesmos participem da capacitação. A reunião abordou, ainda, outra pauta: formalizar uma parceria institucional para futuros projetos – uma intenção da ApexBrasil para com a International Halal Academy.

Também nesta reunião, Ali Zoghbi convidou Peixoto para participar do Global Halal Brazil. Delduque Martins também participou deste encontro.

Encontro na ApexBrasil com o diretor de gestão corporativa, Floriano Pesaro, e a gerente do agronegócio, Paula Soares.

 

Você pode gostar...