FAMBRAS participa da 25ª sessão da Academia Internacional de Fiqh Islâmica

O presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, Mohamed El Zoghbi, participou da 25ª sessão do Conselho Internacional da Academia Fiqh Islâmica em Jeddah, na Arábia Saudita. O evento ocorreu sob os auspícios de Sua Alteza Real o Príncipe Khaled Al-Faisal, Conselheiro do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas e Governador da Região de Meca.

Estiveram presentes no evento importantes personalidades e autoridades islâmicas como o presidente da Academia Fiqh Islâmica, Sheikh Saleh bin Abdullah bin Hamid; o Secretário-Geral da Academia, Dr. Qutub Mustafa Sano; o Secretário-Geral e Sheikh Dr. Muhammad bin Ahmed Al-Saleh, professor de pós-graduação e membro do Conselho Científico da Universidade Islâmica Imam Muhammad bin Saud, o Secretário-Geral do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas, Dr. Mohamed Bechari e o Professor dos Fundamentos da Jurisprudência Islâmica da Universidade de Al-Azhar Sua Eminência Dr. Ali Gomaa. Também acompanharam a conferência mais de 200 estudiosos dos Estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) com experiência em várias disciplinas jurídicas, econômicas, médicas e sociais.

Os participantes discutiram 160 artigos científicos sobre diversos temas relevantes – nas dimensões econômicas e sociais – com soluções claras para o desenvolvimento do pensamento islâmico.

O Conselho condenou a queima de cópias do Alcorão em alguns países, como na Suécia e na Dinamarca. E falou sobre outros países que disseminam o preconceito ao Islam, uma religião professada por quase dois bilhões de pessoas no mundo. A recomendação para casos de islamofobia é que Estados e organizações islâmicas recorram aos tribunais competentes para exigir reparação.

Por fim, o Secretário Geral da Academia leu duas notas de agradecimento do Conselho da Academia Fiqh Islâmica ao Guardião das Duas Mesquitas Sagradas Sua Alteza Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud e ao herdeiro do trono saudita Sua Alteza o Principe Mohammad bin Salman, pelo apoio a conferência e contínuo suporte à Academia, além de hospedar a sede de sua Secretaria Geral na cidade de Jeddah.

Você pode gostar...