FAMBRAS participa da 32ª Conferência Internacional do Conselho Supremo de Assuntos Islâmicos

A 32ª Conferência Geral do Conselho Supremo de Assuntos Islâmicos aconteceu no último fim de semana, no Cairo, capital do Egito. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, participou da conferência, representada pelo diretor de Assuntos Islâmicos, Sheikh Essadik Otomani.

O evento acontece anualmente e reúne estudiosos, sheiks, intelectuais e líderes culturais, além da presença dos eminentes ministros e a presença de delegações de vários países, para debater assuntos relevantes para as nações islâmicas.

Promovido pelo presidente do Egito, Sua Excelência Abdel Fattah El-Sisi, o tema deste ano foi: “O Acordo de Cidadania e seu Impacto na Conquista da Paz Social e Global”.

A conferência foi aberta por Sua Excelência o Ministro de Awqaf e Assuntos Islâmicos da República Árabe do Egito, Dr. Muhammad Mukhtar Gomaa, em nome do Primeiro Ministro, Dr. Mostafa Madbouly. Em seu discurso, a o ministro do Awqaf afirmou que o tema atual é uma renovação que contribui para alcançar a paz social e global, pois a cidadania garante direitos iguais para todos, sem discriminação.

Ele ressaltou ainda que a conferência se concentra na questão da paz como doutrina legítima e patriótica porque a origem de tudo é a paz. “O Islam é a religião da paz, nossa saudação no Islam é a paz, e o Islam nos proíbe de prejudicar o seu semelhante de forma alguma”, declarou.

A pandemia de Covid-19 também foi abordada. O ministro disse que todos os países devem se unir para controlar a pandemia, além de cooperarem para enfrentar as mudanças climáticas.

“Nos reunimos em solidariedade para enviar a mensagem de paz ao mundo”, concluiu.

Foram abordados nove eixos durante a conferência: o desenvolvimento do conceito de Estado, antigo e moderno, a partir de uma perspectiva humana; a legitimidade do Estado Nacional; os controles do acordo de cidadania; o acordo de cidadania entre direitos e deveres; a tolerância religiosa; a posição das mulheres no Estado nacional; o acordo de cidadania e proteção social; o acordo de cidadania e seu impacto na conquista da segurança; e o compromisso da sociedade com o acordo de cidadania e seu impacto na conquista da paz mundial.

Entre os participantes, estiveram: o Sheik Dr. Abdul Latif Al-Sheikh, Ministro de Assuntos Religiosos, Dawa e Orientação no Reino da Arábia Saudita; Dr. Muhammad Matar Al-Kaabi, Presidente da Autoridade Geral para Assuntos Islâmicos e do Awqaf nos Emirados Árabes Unidos; Dr. Sulaiman bin Batel Al-Batli, Secretário-Geral da Conferência de Ministros de Awqaf e Assuntos Islâmicos, Conselheiro Nayef bin Muhammad Al-Asaker, Conselheiro do Ministro de Awqaf e Assuntos Islâmicos no Reino da Arábia Saudita; Badr bin Turki Al-Harbi, Secretário-Geral da Conferência de Ministros de Awqaf e Assuntos Islâmicos; Dom Fernando Chumali, Bispo de Concessão no Estado do Chile; Dr. Muhammad Al-Bushari, Secretário-Geral do Conselho Mundial das Comunidades Muçulmanas; Nusrat Ramadan, Presidente da Associação Cultural Islâmica da Macedônia do Norte; Fahd bin Mahmas Al-Jrais, Diretor de Protocolos do Ministério do Awqaf e Assuntos Islâmicos na Arábia Saudita e Faisal bin Majid Al-Ayadi, membro do Gabinete do Ministro de Awqaf e Assuntos Islâmicos na Arábia.

Também estiveram no encontro: Salman Moussaiev, Mufti da República do Azerbaijão; Wesal Jahangiri da República do Azerbaijão; Moamen Hassan Berri, Ministro de Assuntos Islâmicos, Cultura e do Awqaf de Djibuti; Akiya Korah Fateh, Secretário Executivo da Organização Islâmica do Conselho Supremo da República do Djibuti; Sheikh Abu Bakr Sayed Abdullah Jamal Al-Layl, Mufti do Estado das Comores; Syed Ahmed Abdullah Jamal Al-Layl, do Estado das Comores, Sheikh Al-Hafiz Shakir Fattah; chefe de estudiosos e o Grande Mufti do país; Ismat Adami, Diretor de Relações Exteriores da República da Macedônia; Asadullah Mawla, Mufti da República da Zâmbia; Musa Saeed, Coordenador e Chefe do Centro Islâmico Diwarda Lusaka da Zâmbia; Muhammad Kabuko, Diretor do Centro de Piedade Islâmica Lusaka da República da Zâmbia; Omar bin Fahd Al-Farian, Secretário Geral de Exposições e Conferências; Yazid bin Saleh Al-Awwad e Ahmed bin Omar Al-Barrak, da Secretaria Geral de Exposições e Conferências do Reino da Arábia Saudita; Moussa Omar, Coordenador Geral do Conselho dos eminentes Imams da República dos Camarões; Mohamed Fouda Sylla, Diretor da Rede de Associações Religiosas Ono; Mohamed Abdullah Bah, Diretor da Universidade Al-Amar; Suleiman Conte, Diretor Nacional de Assuntos da República da Guiné Conacri; Nasser El-Sayed Hassan Ali, Presidente da Associação dos Antigos Alunos das Universidades Islâmicas de Madagáscar da República de Madagáscar.

Você pode gostar...