FAMBRAS recebe Instituto Brasil Logística e debate projeto ‘Guia de Logística Humanitária’

Iniciativa gerencia estratégias para auxiliar comunidades acometidas por desastres naturais

O diretor de Projetos e Relações Institucionais da FAMBRAS, Delduque Martins, recebeu ontem à tarde (2), a gerente técnica e de comunicação do  Instituto Brasil Logística (IBL), Liara Abrão, e o consultor em Responsabilidade Socioambiental, Pedro Barbosa. Durante a reunião, os representantes do IBL discutiram futuras ações e projetos que necessitam da parceria da Federação das Associações Muçulmana do Brasil.

Entre as principais pautas debatidas, os dirigentes abordaram a inédita iniciativa do Guia de Logística Humanitária. Este projeto direciona-se a um ramo da logística responsável por todos os processos envolvidos na mobilização de pessoas, conhecimentos e recursos para auxiliar comunidades acometidas por desastres naturais (furacões, avalanches, erupções vulcânicas e inundações, entre outros) ou provocados pelo ser humano. Além disso, o diálogo também citou ações de uma agenda com soluções em ESG (Environmental, Social and Governance), cujo tema possui relevância e avança cada vez mais no Brasil ao tratar da postura de empresas e práticas adotadas em relação ao cenário ambiental, sustentável e de governança.

O diretor de Projetos e Relações Institucionais, Delduque Martins, externou seu apoio às agendas de sustentabilidade e também chamou atenção para as finalidades do Guia de Logística Humanitária.

“Não podemos fechar os olhos para as pessoas e comunidades que são afetadas pelas tragédias causadas por desastres naturais ou causadas pelo homem como os conflitos sociais e as guerras”, reforçou. “A FAMBRAS sempre volta sua atenção para aqueles indivíduos que se encontram em maior situação de vulnerabilidade.  Contribuir com o desenvolvimento da sociedade por meio de projetos humanitários e sociais, sem nenhuma distinção de cor, raça ou crença, é a nossa principal missão”. No último mês, a Federação e entidades árabes brasileiras foram solidárias ao realizar campanha arrecadatória para auxiliar as vítimas atingidas pelos terremotos nas regiões sul e centro da Turquia e as regiões norte e oeste da Síria. “Destacamos que o dinheiro arrecadado foi destinado para a compra de remédios e insumos hospitalares”, esclareceu Martins. “Lembramos também que o Grupo FAMBRAS contribuiu com as familías do litoral norte de São Paulo que sofreram duras perdas por conta das fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas. Nós enviamos centenas de cestas básicas, kits utilitários e kits de limpeza e higiene”, completou.

O diretor ressaltou ainda a importância do encontro para A FAMBRAS. “O Guia de Logística Humanitária vem ao encontro dos interesses da FAMBRAS, uma vez que o segmento de logística é responsável por planejar, controlar o fluxo e o armazenamento dos donativos da origem até as pessoas em estado de vulnerabilidade acometidas por estas terríveis catástrofes naturais”, complementou.

O IBL é uma entidade privada e sem fins lucrativos que atua desde 2015 no segmento logístico. Seu objetivo é fomentar a ampliação da intermodalidade de transportes na matriz logística do país, subsidiando projetos, estudos e informações técnicas para Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística, a FRENLOGI.

Você pode gostar...