Nota de repúdio aos ataques terroristas acontecidos em abril em Duma e Homs, na Síria, e em Cabul, no Afeganistão

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, como entidade representativa do Islam no Brasil, condena severamente os covardes atentados acontecidos este mês. Em Duma, na Síria, um ataque com gás venenoso vitimou mais de 40 pessoas. No mesmo país, em Homs, a ofensiva de um grupo terrorista tirou a vida de quase 30 pessoas. Mais recentemente, em Cabul, no Afeganistão, 57 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após um homem-bomba detonar o explosivo que carregava consigo em um centro de registro eleitoral.

Atos bárbaros como estes, quase sempre, são justificados por quem os cometeu com razões religiosas. No Islam, porém, utilizar a fé para ações que levam à morte de seres humanos não encontra qualquer sentido ou respaldo nas escrituras sagradas.

Há pouco mais de um ano, durante o Encontro Mundial de Movimentos Populares nos Estados Unidos, o Papa Francisco disse em seu discurso: “(…) nenhuma religião é terrorista. O terrorismo cristão não existe, o terrorismo judaico não existe e o terrorismo muçulmano não existe. Há indivíduos fundamentalistas e violentos em todos os povos e religiões – e com generalizações intolerantes eles se tornam mais fortes porque se alimentam de ódio e xenofobia. Ao confrontar o terror com amor, trabalhamos pela paz.”

Por acreditar na força da solidariedade como um caminho para a paz, rogamos a Deus para que restabeleça a saúde dos feridos e receba as vítimas fatais em Sua misericórdia. Que as autoridades trabalhem pela justiça e que não se preocupem, apenas, em manter o poder com a violência, que insiste em assolar parte da humanidade. Que todos, por fim, possam viver com mais respeito e tolerância, fazendo do diálogo uma ponte para o entendimento.