Curso “O Mundo Islâmico”: segundo dia de aulas aborda a história da civilização islâmica, com destaque para o papel da mulher na sociedade muçulmana
O segundo dia do curso “O Mundo Islâmico – Sociedade, Cultura e Estado” mostrou aspectos da história da civilização islâmica. A primeira palestra, da professora Rosa Guerreiro, da universidade Sorbonne, abordou a “Filosofia muçulmana e sua manifestação artística e cultural”. A acadêmica mostrou que a expansão do islamismo por regiões de ricas culturas influenciou a produção muçulmana em diversos campos – artes, ciências e literatura – e também modificou o pensamento e o modo de vida.
O historiador Andrew Traumman, da Unicuritiba, falou sobre a “Expansão do Islam em terras não árabes” – norte da África, Pérsia e Ásia Central. Durante a palestra, citou fatos históricos importantes sempre os relacionando com o islamismo.
A antropóloga da USP, Francirosy Barbosa, trouxe um tema que despertou bastante curiosidade: “Relações de gênero no Islam – a mulher como sujeito de direitos”. Fazendo o uso de exemplos práticos – que envolvem o papel na sociedade, os direitos femininos, relações com a família, trabalho e vestimenta, entre outros aspectos – a palestra teve por objetivo desconstruir a ideia de que a mulher muçulmana é subjugada pela religião.