Palestra – A mulher na sociedade muçulmana mostra o importante papel feminino no Islam
A Professora Gisele Fonseca Chagas, Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), trouxe um tema muito aguardado pelos participantes de O Mundo Islâmico: a mulher na sociedade muçulmana.
A professora explicou que a questão feminina no Islam vai além da vestimenta – ponto mais exaltado pela cultura ocidental. “A melhoria das condições de vida, o acesso ao ensino, ao mercado de trabalho e a equiparação salarial são questões muito mais complexas”, disse.
Gisele comentou, por exemplo, que em tempos atuais, como no período da Guerra do Afeganistão, uma das metas era a de “libertar as mulheres dominadas pelo Talibã, que usavam a burca”. Porém, alguns veículos de comunicação internacionais levantaram uma questão interessante: será que estas mulheres desejavam ser libertadas? “Quando temos um olhar etnocêntrico, ou seja, quando achamos que nossa cultura e nossos costumes são melhores que os dos outros, tendemos a acreditar que a mudança é bem-vinda”, expôs.
O casamento, o divórcio, a herança e outros costumes foram abordados pela antropóloga, que também falou sobre movimentos feministas no islamismo, o papel da mulher islâmica na política, a questão de gênero e a sociedade muçulmana no Brasil.