Princípios do Islam são transmitidos aos militares oficiais durante formação para Missões de Paz

 

Promoção da paz e garantia dos direitos humanos foram os objetivos do curso

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, encerrou sua participação, na última semana (12), no curso para formação dos militares brasileiros que participam das operações que visam a paz, idealizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre agosto e setembro, a Federação realizou três aulas com o seguinte tema: “Princípios do Islamismo e a sua relação com as Missões de Paz da ONU”. Cada turma contou com a presença de cerca de 60 militares oficiais.

O curso, desenvolvido pela coordenação de desenvolvimento e treinamento do Ministério da Defesa, tem o objetivo de promover a estabilidade em áreas afetadas por conflitos, garantindo também o respeito à vida e as leis internacionais. A FAMBRAS colaborou com ensino, através de assuntos relacionados à alimentação Halal, calendário lunar, cultura geopolítica, datas comemorativas, entre outros. Ali Zoghbi, vice-presidente da entidade, foi o docente.

Os militares são da área de inteligência e logística. Na terceira e última aula, além dos 21 brasileiros participantes, a turma contou com oficiais de outros países. Argentina (01), Líbano (01), Nigéria (02), Portugal (01), México (01), Namíbia (01), Senegal (01) e Suriname (01), foram as nacionalidades representadas no curso. As aulas tiveram duração de aproximadamente 50 minutos cada, em períodos e locais distintos.

A primeira aconteceu no dia 03 de agosto, no auditório principal do Ministério da Defesa, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília – DF. Já a segunda, ocorreu em 22 de agosto, no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), ainda na capital federal. E a última, foi realizada na Escola Superior de Defesa, localizadas no Setor de Mansões Dom Bosco, também em Brasília.

Nas três ocasiões, Ali Zoghbi esteve acompanhado do diretor de projetos e relações institucionais da FAMBRAS, Delduque Martins. O vice-presidente ainda recebeu homenagens pelos serviços prestados ao povo brasileiro.

Você pode gostar...