Terceiro dia do curso “O Mundo Islâmico”
Setembro começou com mais um dia de atividades do curso “O Mundo Islâmico” – uma realização da FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, e da CNA, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil. O terceiro módulo trabalhado hoje (1) foi “Ética e os Negócios com o Consumidor do Mundo Islâmico”.
A primeira aula do dia foi ministrada por Elaine de Carvalho, coordenadora de qualidade, responsável pela manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e pela acreditação nas normas ISO/ IEC 17065 e GSO 2055-2 da FAMBRAS Halal. O tema trabalhado foi “A importância da Certificação Halal para o consumidor muçulmano.”
Elaine explicou o que é o certificado Halal e como se dá o processo de certificação – detalhando, inclusive, o processo de abate. Lembrou, ainda, que a certificação não atesta, apenas, que o produto está em conformidade com as exigências religiosas do Islam. “Trata-se de um atestado de saudabilidade, algo muito valorizado inclusive por não muçulmanos”.
O vice-presidente da FAMBRAS Halal, Ali Zoghbi, ministrou a segunda aula do dia com o tema “ESG, Sustentabilidade e os Produtos Halal.”
Zoghbi explicou que as práticas ESG – governança ambiental, social e corporativa – e os princípios do Halal não são apenas complementares, mas convergentes. E reforçou que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigindo mais informações sobre a produção e origem dos produtos.
Quem fechou o terceiro dia de curso foi Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. Ele falou sobre “A infraestrutura de Qualidade como valor agregado aos produtos brasileiros.”
O presidente lembrou que qualidade é um condicionante para fazer negócios. “Sem qualidade, fica difícil para uma empresa manter-se competitiva no mercado em que atua”, completou. Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer o papel do Inmetro – que não é uma agência regulatória, mas sim, uma entidade que usa a regulamentação para promover a qualidade.
O quarto módulo do curso “O Mundo Islâmico” – com o tema ““A Cadeia Logística e o processo de exportação para o Mundo Islâmico” – acontecerá na próxima sexta-feira, 9 de setembro, das 9h às 11h15, on-line e ao vivo pela plataforma Zoom.