Segundo dia do curso “O Mundo Islâmico”

Aconteceu ontem, 25 de agosto, o segundo módulo do curso “O Mundo Islâmico” – uma realização da FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, e da CNA, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – que teve como foco os desafios e oportunidades para a exportação aos países islâmicos.

A primeira aula foi ministrada pelo Secretário Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Zelner, com o tema “A diversificação de exportações de produtos do agronegócio brasileiro para os países muçulmanos.”

Ele apresentou um panorama atual das exportações brasileiras, apontando algumas oportunidades, e abordou questões como os acordos comerciais já firmados e o papel dos adidos, entre outras informações relevantes.

Em seguida, foi a vez de Maurício Prazak, Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI), falar sobre “Os desafios do comércio internacional do Brasil com os países muçulmanos.”

Em sua explanação, Prazak citou a importância das exportações para o crescimento das empresas brasileiras e destacou a importância de vencer três grandes desafios para que isso aconteça: driblar a falta de cultura internacional, de informações e know how – lembrando que há diversas entidades que podem auxiliar no processo.

Por fim, o Embaixador Osmar Chohfi, Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, apresentou o tema “Acordos comerciais e a competitividade para o agronegócio brasileiro junto aos países muçulmanos”.

Chohfi começou sua aula apresentando o trabalho da Câmara, passou por um maior detalhamento dos produtos exportados pelo Brasil, e apontou caminhos para aumentar e diversificar esse comércio. Segundo ele, há demanda para alimentos industrializados e orgânicos, maquinários e equipamentos que auxiliem a produção agrícola (tratores, niveladores de solo, drones e processadores de alimentos), medicamentos e vacinas para uso animal além de frutas refrigeradas e congeladas.

O terceiro módulo do curso “O Mundo Islâmico” – com o tema “A importância da certificação halal e a da cultura do ESG para o consumidor muçulmano” – será realizado na próxima quinta-feira, 1 de setembro, das 9h às 11h15, on-line e ao vivo pela plataforma Zoom.

Você pode gostar...