Curso “O Mundo Islâmico” começou ontem, em Brasília, com a presença de autoridades e convidados
Aconteceu ontem (17), em Brasília, a abertura da terceira edição do curso “O Mundo Islâmico”, uma realização da FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, e da CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Prestigiaram o evento – que contou com uma solenidade de abertura seguida das aulas do primeiro módulo do curso – representantes do governo, parlamentares, autoridades e embaixadores de diversos países.
Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, foi o primeiro a discursar. Ele reforçou a importância dos produtores de alimentos brasileiros conhecerem mais sobre o mundo islâmico a fim de abrir e manter boas relações comerciais.
Em seguida, foi a vez do decano do Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes Islâmicos e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, que destacou a importância do Brasil se fortalecer para, assim, se manter na vanguarda dos países produtores. Lembrou ainda é crescente a demanda por produtos saudáveis.
O presidente da FAMBRAS, Mohamed Zoghbi, destacou o potencial do mercado Halal, reforçando que há muitas oportunidades para o Brasil. “Os países islâmicos buscam marcas idôneas, transparentes, que ofereçam qualidade e segurança dos alimentos e que também tratem as pessoas e o meio ambiente com respeito. Temos a certeza de que as empresas brasileiras podem seguir correspondendo a essas expectativas”.
Por fim, discursaram o embaixador Alexandre Ghisleni, diretor do Departamento de Energia e Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores, e Fernando Zelner, secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Ghisleni lembrou que, apesar da pandemia e dificuldades logísticas, as exportações para os países islâmicos cresce a cada ano. Zelner reforçou dizendo que o iniciativas como o curso, por disseminar informações importantes sobre esse mercado, tornará os brasileiros ainda mais capazes de atender a essa demanda.
Primeiro módulo – Após a abertura oficial do curso, foram realizadas as aulas que constituem o primeiro módulo: ‘A estimativa de crescimento da população muçulmana e do mercado halal global’, com o vice-presidente da Fambras, Ali Hussein El Zoghbi; ‘Novo perfil do consumidor muçulmano’, com a sócia-diretora da H2R Pesquisas, Alessandra Frisso, e ‘O calendário islâmico e sua influência nos negócios’ com o administrador e ex-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun.
O Curso O Mundo Islâmico 2022 conta com o apoio da Fambras Halal, Academia Halal do Brasil, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Instituto Brasil Logística e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).
Neste primeiro dia de curso, a plataforma virtual contou com mais de 1.000 inscrições.
Os próximos encontros serão nos dias 25 de agosto, 1 e 9 de setembro, das 9h às 11h15, on-line e ao vivo pela plataforma Zoom.