Distrito Federal assina protocolo de intenções para implantação do Turismo Halal em Brasília

A fim de promover o Turismo Halal na capital federal, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e as secretarias de Relações Internacionais (Serinter) e de Turismo (Setur) do Governo do Distrito Federal assinaram um protocolo de intenções na tarde de anteontem (11). Ao investir neste segmento do turismo religioso, a administração do Distrito Federal compromete-se a investir e capacitar a indústria do setor para receber os muçulmanos de outros países respeitando aspectos culturais e religiosos, a fim de que se sintam bem e acolhidos durante a visita. Atualmente, cerca de dois bilhões de pessoas no mundo são muçulmanas. No setor turístico, essa parcela movimenta aproximadamente US$ 230 bilhões. Após a assinatura do protocolo de intenções, a FAMBRAS em parceria com a International Halal Academy visa realizar capacitações e treinamentos para que os agentes que atuam no turismo local consigam receber bem o público muçulmano.
Paco Brito, secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, celebrou a parceria. “Hoje estamos dando um grande passo para que possamos fazer de Brasília uma cidade muslim-friendly, o que é importante para os turistas muçulmanos que vierem para cá e também para os trabalhadores do setor”, disse ele enfatizando o papel do Distrito Federal na fomentação do Turismo Halal. “Não é complexo, mas são ações que fazem a diferença como, apontar a direção da cidade sagrada de Meca para que o muçulmano faça suas orações no quarto do hotel e retirar bebidas alcoólicas do frigobar quando for receber este turista, entre outras”, exemplificou o vice-presidente da Fambras, Ali Zoghbi. O documento foi assinado por Paco Britto e por Ali Zoghbi. Também participaram do ato o chefe de gabinete da Setur, Júnior Hosano, que representou o secretário Cristiano Araújo, e o diretor de projetos e relações institucionais da Federação, Delduque Martins.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Distrito-Federal-assina-protocolo-de-intencao-para-implantacao-do-Turismo-Halal-em-Brasilia-F02-1024x478.jpeg

Próximos passos – A FAMBRAS atuará neste projeto com a International Halal Academy, capacitando profissionais do setor de turismo, e com a FAMBRAS Halal, primeira certificadora Halal do Brasil. De acordo com Delduque Martins, diretor de Projetos e Relações Institucionais da Federação, nos próximos 90 dias será desenvolvido um plano de trabalho para o governo do Distrito Federal.

“Também criaremos um Comitê Executivo – com representantes da FAMBRAS, da FAMBRAS Halal, da International Halal Academy e da Secretaria de Turismo (Setur)”, diz Martins. “Outras medidas são a definição de um calendário com os cursos de capacitação e qualificação dos profissionais de turismo e dar início à certificação de hotéis e restaurantes”.

A expectativa da FAMBRAS para 2024 é capacitar 1500 profissionais que atuam na hotelaria e prestação de serviços de turismo e chancelar, ao menos, três redes hoteleiras.

“Estas são apenas algumas medidas para que Brasília se torne um destino Halal ou muslim-friendly”, reforça Ali Zoghbi. “O Grupo FAMBRAS não medirá esforços para proporcionar à estrutura de turismo toda a qualificação e conhecimento necessários para atender bem o público muçulmano – que já representa ¼ da população mundial”, finaliza.

*Com informações das secretarias de Relações Internacionais e de Turismo do Distrito Federal

Você pode gostar...