Projeto “Costurando uma Vida Melhor” é lançado em São Paulo pela FAMBRAS

Projeto visa qualificar pessoas inseridas em contextos de refúgio e vulnerabilidade social, buscando a promoção do empreendedorismo promovendo treinamento em costura

Com o novo projeto, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS focará na capacitação para formar profissionais de costura. O Projeto “Costurando Uma Vida Melhor” teve sua primeira ação ontem (13). Além da entidade, o programa é organizado em conjunto com a Fundação Mohammed bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity, entidade representativa do Governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração e Cidadania do Imigrante (CIC).

O lançamento que aconteceu no CIC do Imigrante apresentou como será o programa, previsto para o início de 2024. Delduque Martins, diretor de Projetos e Relações Institucionais da Federação e coordenador deste programa de qualificação, entregou aos presentes o documento que mostra a Organização Curricular do Curso, apresentando também o espaço de coworking que será utilizado pelos alunos do curso. O espaço deste projeto ocupará as dependências da nova sede do CIC do Imigrante, também localizada na região central da capital paulista.

Estiveram presentes na cerimônia, o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi, o diretor de Programas e Relações Internacionais no Setor Humanitário da FAMBRAS em Dubai, Ahmed Khalaf, o Secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, o representante do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos, Sr. Amr Elkasabani, e o atual Diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.

Em suma, o projeto consiste em proporcionar treinamento para o público-alvo os imigrantes e refugiados que residem em São Paulo, além de disponibilizar maquinário a fim de que essas pessoas consigam realizar os trabalhos. Nesta primeira turma, serão 30 pessoas atuando em um espaço com maquinários que está sendo devidamente preparado para recebê-las. O local poderá ainda ter um espaço de brinquedoteca para as crianças, já que algumas mulheres são mães de crianças pequenas.

Cada aluno que se formar nesta edição do projeto, será comtemplado com uma máquina de costura, na qual poderá confeccionar peças de roupa sob encomenda além de levá-la para casa para otimizar a própria produção. A previsão é que a turma inicie o aprendizado entre a primeira e a segunda quinzena de janeiro, com previsão de formatura da primeira turma para março de 2024.

A costureira Euclides Fuentes está otimista com o “Costurando uma vida melhor”. “Além de aprimorar as minhas habilidades, vou usar tudo o que for explicado para me tornar uma empreendedora do ramo e conseguir uma renda extra. Estou entusiasmada com as portas que estão se abrindo para mim e, consequentemente, para minha família”, disse a imigrante venezuelana.

“É mais um projeto que vai ajudar a fomentar a dignidade humana. O que a FAMBRAS está fazendo no contexto social nada mais é, do que a prática da cidadania e da integração social. E eu fico muito contente por ver programas como esse ganhando forma e recebendo apoio seja da sociedade ou dos entes públicos”, declarou Ali Zoghbi.

“Nós, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, só temos a agradecer à FAMBRAS e à Fundação Mohammed bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity por acreditarem no potencial dessas pessoas, que fazem da capital paulista e de outras cidades do Estado um novo lar para realizarem seus sonhos. Tenho certeza de que o “Costurando Uma Vida Melhor” irá transformar vidas”, disse Raul Christiano.

“No quarto e último módulo de formação dos alunos, iremos implementar o Projeto Integrador e Empreendedor Costureiro; que é uma forma dos alunos “colocarem a mão na massa” antes de entrarem no mercado de trabalho, ou até mesmo abrirem o seu próprio negócio. Pretendemos inclusive realizar, em conjunto com uma Universidade que tenha o curso de moda, uma apresentação dos trabalhos realizados pelos nossos alunos do “Costurando Uma Vida Melhor”, relatou Delduque Martins.

Veja mais fotos:

Você pode gostar...