Representantes de instituições religiosas dialogam sobre o Fórum Inter-religioso do G20

Em Brasília – DF, representantes de instituições e iniciativas religiosas se reuniram para iniciar o planejamento das iniciativas do Fórum Inter-religioso do G20 de 2024 e apoiar a liderança do Brasil no processo da Cúpula do G20. O encontro aconteceu no último dia 08 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, e contou com a participação de mais de 20 agentes inter-religiosos.

Para manter o foco da agenda que até então era realizada no formato remoto, a reunião abordou o início da concretização das tratativas discutidas na plataforma anual onde os afiliados se reúnem para desenvolver as metas de diversas agendas globais (incluindo um grande foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas). Pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, o diretor jurídico Mohamed Charanek foi quem participou.

O encontro aconteceu antes do II Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa, que tem como objetivos: promover uma melhor compreensão da liberdade religiosa e dos direitos relacionados; identificar os desafios da liberdade religiosa e explorar soluções eficazes; facilitar discussões que possam inspirar a melhoria das instituições, o aperfeiçoamento das leis, a coesão social, um compromisso com o pluralismo e respeito pela igual e dignidade humana; entre outros.

Com três dias de duração, o Simpósio ainda foi marcado pela realização de diversos painéis e palestras, além de atividades culturais, entre essas uma visita a Mesquita do Centro Islâmico de Brasília. O evento é organizado pela International Center For Law and Religion Studies e pelo Centro Brasileiro de Estudos Direito & Religião da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Você pode gostar...