Cooperação entre Dar Al Ifta e a FAMBRAS
No âmbito de construir pontes de cooperação e fraternidade entre Al-Azhar e suas instituições religiosas representadas por Dar Al Iftaa e pelo Ministério do Awqaf, o Dr. Shawki Allam, Mufti da República do Egito, reuniu-se com o senhor Bassim El Zoghbi, diretor executivo da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, a fim de coordenar e dialogar com o Egito e suas instituições religiosas, que são consideradas as primeiras referências islâmicas das comunidades muçulmanas no Brasil, que hoje possui aproximadamente 1,5 milhão de muçulmanos.
Por sua parte, o Mufti da República afirmou todos os aspectos de cooperação entre Dar Al Ifta e a FAMBRAS. Ressaltou também a disposição de Dar Al Iftaa em cooperar com as instituições e órgãos religiosos ao redor do mundo, especialmente no Brasil, com base em seu papel e sua missão moderada.
Bassim El Zoghbi, por sua vez, ressaltou que o povo brasileiro é caracterizado pela sua simplicidade, humildade, receptividade e tolerância. Também destacou que o Brasil é o maior país da América Latina, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, e o mais populoso (200 milhões de pessoas), uma grande proporção adepta ao cristianismo, principalmente catolicismo, mas que mantém uma relação de paz, amizade e fraternidade com os muçulmanos.
Além disso, acrescentou, dizendo que a política brasileira se baseia na solidariedade com o mundo árabe e islâmico e que a Federação trabalha para ativar uma aliança econômica e política entre os governos árabes e latinos, especialmente o Egito, que é um dos maiores mercados que importam proteína animal halal do mercado brasileiro.
O Brasil é um verdadeiro modelo de convivência pacífica e respeito mútuo entre as diferentes religiões. O governo garante a liberdade das religiões, suas práticas e sua disseminação, e já foi estabelecido, em cooperação com a Organização Mundial dos Graduados de Al-Azhar Sheikh Zayed Center, o ensino da língua árabe no país com o apoio do Grande Imam Sheikh Al-Azhar e Dr. Ahmed Al-Tayeb. Prova dessa boa relação do Brasil com os países árabes é o Dia da Nacional Comunidade Árabe no Brasil, que é celebrado no dia 25 de março.
Foi debatido também sobre o governo e o povo egípcio. Nos últimos anos, o progresso da reforma econômica permitiu que empresários do Brasil abrissem novos negócios junto ao Egito para investir e criar novos empregos, principalmente na área de exportação de produtos e culturas agrícolas egípcias para os mercados Latino-americanos.