Em parceria com entidades, FAMBRAS promove ação com cirurgias de catarata
No último sábado (9), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a Fundação Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity proporcionaram ao público adulto da capital paulista 150 cirurgias de catarata. Em conjunto com o Instituto Suel Abujamra, o maior centro de atendimento de oftalmologia do SUS no estado de São Paulo, a ação ocorreu na conhecida região da Sé atendendo moradores de diversos bairros da cidade.
Segundo informações do Instituto, somente na cidade de São Paulo existem mais de mil pessoas na fila de espera para a realização da cirurgia de catarata. O número é ainda maior quando outras lesões oculares são analisadas, como a trabeculectomia, pterígio, entre outras.
Os pacientes foram divididos por gênero. Primeiro, as mulheres foram operadas; em seguida, foi a vez do público masculino. Todos tinham catarata de porte médio ou avançado. Agora, no pós-operatório, os beneficiados com a ação devem seguir as recomendações, entre elas o descanso e o acompanhamento médico, para que seja possível avaliar a recuperação.
“Assim como meu pai, eu tenho esse trabalho em prol da saúde que ajuda a comunidade de uma certa forma. A catarata é um mal que faz parte da realidade de milhares de brasileiros. Então, sólidas parcerias permitem, por exemplo, que mais atendimentos ocorram”, declarou Caio Abujamra, presidente do Instituto Suel Abujamra.
Já o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi, falou do cuidado que o ser humano deve ter com o próprio corpo. “No caso da saúde humana se faz fundamental que o indivíduo preze pelo bem-estar e pela segurança porque o corpo também significa vida. O Islam quer que as pessoas vivam felizes e saudáveis”, pontuou.
“A saúde é uma das minhas prioridades. Eu já operei meu olho esquerdo. Desta vez, foi o direito. Todo cuidado é pouco pois a visão é importante para todos nós, na minha opinião. E graças a Deus, tenho recebido o apoio da minha família nessas horas”, lembra o aposentado Wilson Roberto Padilha.
As cirurgias de catarata fazem parte de um plano de ações idealizado e organizado pela FAMBRAS e pela Fundação Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Humanitarian & Charity que contemplam ações na áreas da saúde, da cidadania e de segurança alimentar, além de outras áreas.