Estudantes conhecem escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em SP
O tour educacional contou com a história de países árabes em aula interativa
Nesta quarta-feira (19), a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – CCAB, em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, recebeu em seu escritório na Avenida Paulista, 40 crianças do Lar Sírio Pró-Infância para uma tarde interativa com ensinamentos dos costumes árabes. Neste ano, a instituição de ensino comemora seu centenário.
Na primeira parte da visita, uma apresentação do Embaixador Osmar Chohfi, realizada no auditório, abordou a origem e os trabalhos da entidade, “A Câmara Árabe ajuda o Brasil a exportar produtos para os árabes e a importar o que precisa deles”. Em sequência, a vice-diretora de marketing da Câmara Árabe Silvia Antibas, falou um pouco dos países árabes e da imigração dos povos localizados nesses territórios para o Brasil.
Após a explanação da também historiadora, todos conheceram a exposição Al Ayadi – A Arte Pelas Mãos, feira permanente de peças de artesanato árabe originárias dos 22 países que a entidade representa. Os objetos que fazem parte do acervo são doações ou presentes trocados durante mais de 70 anos da Câmara Árabe.
“Eu estou achando bem legal estudar a cultura árabe, é uma cultura super nova para mim. É muito bom saber que várias palavras do nosso dia a dia são de origem árabe. Vou compartilhar o conhecimento adquirido aqui com meus familiares e amigos”, disse o menino Kauan Ferreira dos Santos. Ele e outras crianças ficaram empolgados com tudo que aprenderam.
O passeio terminou com um lanche da tarde especial. Esfirras e quibes, pratos tradicionais da culinária árabe, foram servidos para a criançada.
A atividade ainda contou com a presença do Khalil, pré-adolescente brasileiro e muçulmano que vive muitas aventuras com sua turma e, sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião, o Islam. No final, cada criança ganhou um Kit com agenda da Câmara Árabe e gibis do Khalil, personagem criado especialmente para o público infantil.
Lar Sírio Pró-Infância
Acolhendo crianças e pré-adolescentes, a instituição recebe crianças, e 4 a 14 anos para as atividades complementares antes ou depois da escola, e com programa profissionalizante para adolescentes acima de 14 anos. O espaço serve almoço e realiza atividades esportivas, aulas de informática, culinária, música, artes, entre outras.