FAMBRAS participa do 7º Encontro Anual Global de Membros em Dubai
Evento anual reuniu Ongs, agências da Onu, instituições de caridade, órgãos governamentais e empresas parceiras para apresentar novos projetos em prol da humanidade
O Diretor de Projetos Internacionais da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil -FAMBRAS, Ahmed Khalaf participou na quarta-feira, 16 de março, do sétimo Encontro Anual Global de Membros (MGM 2023), sediado na Cidade Humanitária Internacional (IHC), em Dubai. Em uma jornada que já dura 20 anos, a IHC convocou mais uma reunião anual, desta vez incluindo empresas parceiras para participarem da conferência do clima COP28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Esta conferência ocorre nos Emirados Árabes Unidos.
A IHC é o maior centro humanitário do mundo e possui 87 membros, incluindo agências humanitárias, a ONU, organizações sem fins lucrativos, bem como empresas comerciais. A comunidade humanitária internacional em Dubai consiste em cerca de 500 pessoas representando mais de 68 países. A Cidade Humanitária Internacional (IHC), foi fundada em 2003 por Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, por meio da fusão da Dubai Aid City e da Dubai Humanitarian City. A IHC é considerada atualmente o maior centro humanitário do mundo, onde a FAMBRAS é membro e possui um escritório. O Encontro Anual Global de Membros é uma oportunidade de reunir diversos grupos humanitários para compartilhar conhecimentos e trabalhar juntos em prol da melhoria da humanidade.
O presidente da IHC, Sr. Giuseppe Saba organizou o evento deste ano com uma combinação híbrida entre webinar online com atendimento remoto e atendimento ao vivo para o público convidado que compareceu em sua maioria presencialmente. Além disso, ele apresentou a retrospectiva de projetos realizados no ano de 2022. O organizador do encontro ainda discursou a respeito dos futuros projetos traçados até 2025, entre eles, é pensada a replicação do Banco de Dados de Logística Humanitária nos principais centros, destacando o importância de Dubai como um dos principais centro humanitário do mundo. De acordo com o presidente da entidade humanitária, o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus visitou a cidade de Dubai e presenciou o crescimento exponencial da saúde, no entanto, o diretor reconheceu a necessidade da criação de um Centro de Excelência em logística de saúde. O mesmo crescimento confirma a necessidade de adoção de novas normas que eventualmente se transformarão no lar de instalações de logística de primeira classe.
Durante a realização do evento, foram debatidos projetos desenvolvidos não apenas pela própria IHC, mas também pelas organizações membros:Eye of The World, The Citizens Foundations, International Lions Club, Bring Hope Foundation, entre outras. Estas entidades elaboram iniciativas responsáveis pelo fortalecimento e pela cooperação humanitária global para beneficiar de alguma forma a sociedade. Entre os projetos listados o projeto “Juntos por Todos”, originado pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, estava registrado no livro Anual Global de Membros de 2022.
O sétimo encontro anual apresentou uma série de assuntos debatidos acerca de novas campanhas de conscientização, novas soluções inovadoras utilizando tecnologias de ponta, novas iniciativas para erradicar a cegueira evitável, aquela que pode ser prevenida ou curada, em algumas das áreas mais vulneráveis do mundo, além das Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.
No final do evento, foi realizada a quarta edição do IHC MGM Awards. Os integrantes participantes da premiação foram avaliados por uma comissão especial e foram escolhidos 2 finalistas em cada categoria. Os finalistas fizeram apresentações e os participantes puderam votar remotamente nos vencedores de cada categoria.
Os vencedores deste ano são:
Melhor Campanha de Conscientização Promovida pelo Escritório dos Emirados Árabes Unidos: International Lions Club @lionsclubs
Melhor Projeto ou Iniciativa focada nos ODS: Eye of The World @eyeoftheworldteam
Melhor solução inovadora: The Citizens Foundation @thecitizensfoundation
Mudanças Climáticas e Sustentabilidade: Bring Hope Foundation @bringhopefoundation
Projeto “Junto por Todos”
A FAMBRAS lançou em dezembro de 2021, a iniciativa social, “Juntos por Todos”, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, no Brasil. Este é um projeto de apoio às pessoas em situação de rua. A ação aconteceu no Pateo do Collegio, no centro da capital paulista. Foram disponibilizados diversos serviços estaduais, municipais e de organizações não-governamentais para atender à população em situação de rua. O evento fez parte da programação da semana dos Direitos Humanos.
A FAMBRAS disponibilizou atendimento médico com exames de hipertensão e diabetes, realizados pelos enfermeiros do colégio 24 de março. Foram oferecidos ainda testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, vacina contra Covid-19 e orientação sobre saúde bucal, com distribuição de kits de higiene e de absorventes.
No local, também foram instaladas cabines de banho e espaço para corte de cabelo, esmaltação e maquiagem. A população recebeu ainda doação de roupas, cobertores e sacos de dormir. Na área cultural, foi realizado um trabalho lúdico para crianças com oficina de música.
No polo da cidadania os serviços foram: emissão de segunda via de documentos, consulta e regularização benefícios do Cadastro Único (CadÚnico), registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda, cadastro de emprego, atendimento jurídico, orientação para egressos do sistema penitenciário, orientação do PopRua, para pessoas e famílias em situação de rua que buscam serviços da rede socioassistencial, acesso a serviços on-line (atestado de antecedentes, 2ª via de contas, 2ª via de CPF, dentre outros); e atendimento para reconstituição do vínculo familiar, viabilizado pelo programa Laços de família, da Cruz Vermelha, que localiza pessoas e busca reunificar famílias.