FAMBRAS promoveu o projeto Islam nas Escolas e realizou palestra sobre a religião e cultura islâmica
O projeto fortaleceu parceria com as escolas públicas
A FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil realizou uma ação educacional na última quinta-feira (18), na Escola Municipal Francisco Rebolo, localizada no bairro Vila Andrade, em São Paulo. Os alunos puderam assistir a uma palestra com conhecimentos sobre a religião e cultura islâmicas.
No decorrer do bate-papo, os estudantes de diversas turmas acompanharam uma bancada com cerca de 10 alunos que fazem parte da Imprensa Jovem do Estado de São Paulo (programa que promove a educação midiática nas escolas municipais da capital paulista), que juntos fizeram perguntas sobre religião e cultura do Islam ao palestrante do Grupo FAMBRAS, Victor Peixoto.
Em sua apresentação, Peixoto contou sobre os grandes feitos dos muçulmanos e seus benefícios para toda a humanidade. Além disso, desmistificou o Islam, tratando não apenas sobre religião, mas também sobre acontecimentos históricos e da atualidade, como o combate à intolerância religiosa, à islamofobia e desconstrução de estereótipos religiosos.
Também estavam no evento um representante da religião judaica, outro do Candomblé e dois cristãos, que também responderam às mais diversas perguntas sobre religião e cultura.
Islam nas escolas
O Islam nas Escolas é mais um projeto realizado pela Federação das Associações Muçulmanas que promove, de forma educativa, o incentivo ao aprendizado e à desmistificação acerca do Islam, tratando de religião e também da cultura, acontecimentos históricos e atuais. O objetivo do projeto é maximizar o conhecimento da cultura islâmica e sua religiosidade, extinguindo assim todo e qualquer preconceito.
A FAMBRAS há mais de 40 anos realiza ações educacionais. Estimular a educação desde o ensino básico até o ensino superior é apenas uma das metas para colaborar com o desenvolvimento e com o avanço da igualdade social. A entidade acredita que este é o caminho para chegar a futuro com mais oportunidades às pessoas menos favorecidas.