Mesa de debates: O Islam e sua compatibilidade com a sociedade moderna
Após às aulas do segundo dia do curso “O Mundo Islâmico’, uma mesa de debates foi criada, com o tema “O Islam e sua compatibilidade com a sociedade moderna”. O mediador, o historiador Ahmed Hussein El Zoghbi, da UFRJ, levou os debatedores, o jornalista Diogo Bercito (Folha de São Paulo) e o Professor Jamil Ibrahim Iskandar (UNIFESP)
O professor Murilo Meihy fez um panorama sobre o preconceito sofrido pela mulher no mundo, comparando principalmente com o cenário no Brasil. Meihy trouxe dados sobre violência, estupro, feminicídio e cases sobre a discriminação da mulher perante o cenário político no país. Explanou sobre os dados sobre modernidade dos países de maioria muçulmana, com base no Mapa da Liberdade, divulgado neste ano, onde detectou que esses países são, na maioria das vezes, “discriminados” quando o assunto é modernidade.
“O Islam e esses países são muitas vezes discriminados, pois, as comparações são feitas sob a ótica do ocidente e sem maiores conhecimentos sobre a cultura de cada local”, afirmou.
Diogo Bercito, jornalista convidado da Folha de São Paulo, contou sobre suas experiências em campo nos países do Oriente Médio e respondeu as questões pontuais sobre política e guerra que surgiram do público.