Academia Halal do Brasil promove curso de capacitação Halal para frigoríficos

Em parceria com a FAMBRAS HALAL, a Academia Halal do Brasil – instituto privado de formação, treinamento, qualificação e capacitação continuada com especialização no segmento Halal –promoveu hoje (14), o curso de Capacitação Técnica Halal, para profissionais de diversos frigoríficos. Ao todo, foram mais de 200 participantes durante a transmissão on-line ao vivo. 

O curso tem como objetivo oferecer educação de excelência sobre o mercado Halal, visando capacitar profissionais comprometidos e éticos na área.  

Moderado pelo diretor executivo e secretário-geral da Academia Halal do Brasil, Delduque Martins, o curso é dividido em sete módulos e teve como docentes o diretor-geral da Academia Halal do Brasil, Ali Zoghbi; Elaine Carvalho, coordenadora de Garantia de Qualidade Halal; Barbara Domingos, do setor de garantia da qualidade e Adel Yhaya, coordenador de Treinamento da Academia Halal do Brasil. 

No módulo I do curso foi feita uma breve introdução pelo docente Ali Zoghbi sobre os preceitos do Islam. Posteriormente, foi abordado a importância do Halal no mercado alimentício no Brasil, assim como os conceitos de Halal, Haram e Mashbooh, pela docente Barbara Domingos.  

O Sys Halal, sistema pioneiro de gerenciamento do certificado halal da FAMBRAS HALAL, também foi mencionado pelo docente Ali Zoghbi. Ele age de forma produtiva, ágil e de confiança por meio de uma plataforma em nuvem, no qual se obtém acesso através de chaves criptografadas que facilitam a comunicação e transparência entre a empresa e seus clientes. Nesse sistema é possível ter acesso, a qualquer momento, à origem, integridade e à logística do produto certificado.  

Ali Zoghbi encerrou dizendo: “O trabalho análogo a escravidão não pode ser considerada halal, o trabalho infantil não pode ser considerado halal, um produto que provoca algum prejuízo ao meio ambiente não pode ser considerado halal – por isso produtos halal estão alcançando muçulmanos e não muçulmanos por conta dos seus princípios e valores éticos.”  

A docente Elaine Carvalho iniciou o módulo IV explicando sobre como é realizado o processo de certificação, a documentação necessária e os procedimentos para se obter o selo de certificado da FAMBRAS HALAL.  

No módulo V, foram abordadas as normas internacionais de variados países em relação a certos requisitos particulares para que se obtenha os certificados e a importação para tais nações. 

Os docentes trouxeram estudos de caso para melhor compreensão do assunto e o curso foi finalizado com uma sessão de perguntas e respostas. 

Ao final do curso, Ali Zoghbi falou sobre o perfil do consumidor muçulmano e afirmou:  

“Em 2060, um em cada 2 habitantes dessa Terra professará o Islam, então é importante observar as características de consumo para melhor atender e abastecer as diferentes nações.”  

Os cursos da Academia Halal do Brasil são essenciais para as empresas que pretendem entrar no mercado Halal e também para aquelas que já possuem a certificação, afim manter os seus colaboradores sempre atualizados com as principais normas e esclarecer possíveis dúvidas debatendo diretamente com especialistas.  

Você pode gostar...